CLIQUEM E SIGAM . NOVIDADES SEMPRE....

sábado, 25 de julho de 2009

tipos de dores de cabeça

Outros tipos de dor de cabeça

Dores de cabeça podem ser causadas por uma grande variedade de fatores. Eles incluem stress, forçar a vista, uso excessivo de medicaçőes, sinusite, hipertensăo e traumatismo da cabeça ou do pescoço. Apenas em circunstâncias muito raras as dores de cabeça se devem a algo mais sério, como um tumor cerebral.

Dor de cabeça tensional

A dor de cabeça tensional tem sido definida como uma dor ou sensaçăo de aperto, pressăo ou contriçăo, muito variável em intensidade, freqüęncia e duraçăo. Quando perguntado, o paciente refere-se a ela como a dor que nunca some e que ocorre todos os dias. A dor de cabeça tensional afeta a cabeça toda - năo só um dos lados como na enxaqueca - e, na forma crônica, ela está presente desde o despertar e dura o dia todo.

Há uma sensaçăo de peso na cabeça ou a dor pode ser descrita como um torniquete apertando a cabeça. Alguma pessoas descrevem a dores como pontadas súbitas numa área, sobrepostas num fundo comum de desconforto. A dor de cabeça pode ser pulsátil no começo da manhă e pode tornar-se uma dor surda ao longo do dia.

Em casos mais leves, a dor de cabeça só ocorre durante ou depois de stress conhecido, tal como arrumar-se para um jantar ou preparar-se para sair de férias. Em casos mais graves, as dores de cabeça podem vir antecipando alguma situaçăo desagradável.

A dor de cabeça tensional, distintamente da enxaqueca, năo é associada a alteraçőes da visăo, mas os pacientes năo gostam de luzes fortes. Ŕs vezes, eles acham que é difícil concentrar-se e podem estar ansiosos ou deprimidos, sendo que a dor de cabeça piora com qualquer acréscimo de ansiedade. Os pacientes freqüentemente demonstram sinais de contraçăo muscular - seus maxilares estăo tensos, suas măos estăo apertadas e eles podem batucar seus dedos com inquietaçăo.

Tratamento da dor de cabeça tensional

Se há ansiedade ou depressăo de base elas devem ser tratadas. Pacientes com esse tipo de dor de cabeça devem evitar tomar grandes quantidades de medicamentos analgésicos, uma vez que isso pode levar a mais problemas. Sedativos leves ou tranqüilizantes prescritos pelo seu clínico freqüentemente săo úteis e diminuem a incidęncia e a gravidade da dor de cabeça, porém devem ser usados somente por um curto período de tempo por causa dos problemas de habituaçăo ou de adiçăo. O reasseguramento é uma parte importante do tratamento.

Se vocę está preocupado que a dor, que pode ser grave e angustiante, seja resultante de um tumor cerebral ou de outra doença séria, seu médico, depois de obter seu relato e examiná-lo, será capaz de afastar seus medos. O médico possivelmente deixará claro que é pouco provável que vocę seja curado da sua dor de cabeça, mas com o tratamento o número e a gravidade dos ataques irăo diminuir. Isso lhe dará controle sobre as suas dores de cabeça ao invés delas o controlarem.

Esforço ocular

Dores de cabeça podem ser causadas por músculos oculares fracos ou desequilibrados. Normalmente causadas por trabalho feito ŕ curta distância, esses tipos de dores de cabeça freqüentemente melhoram com o uso de óculos.

Músculos oculares fracos

A fraqueza nos músculos oculares ou defeitos na capacidade de focalizar dos olhos podem, ocasionalmente, causar dores de cabeça. A dor de cabeça progride e aumenta em gravidade com o uso da vista e pode ocorrer após a leitura, diante de um monitor ou outro trabalho prolongado feito ŕ curta distância. Normalmente há um desconforto e uma sensaçăo de peso ao redor dos olhos. A dor começa nos olhos e ao redor deles, aumenta gradualmente em gravidade e irradia-se para a fronte e as tęmporas. Algumas vezes há um embaçamento da visăo. Esse tipo de dor de cabeça melhora com o uso apropriado de óculos que corrigem o problema na vista.

Desequilíbrio entre os músculos oculares

A contraçăo muscular excessiva ou mantida com o intuito de conservar uma visăo binocular normal é uma outra causa de dores de cabeça. Uma causa comum é a incapacidade dos olhos em convergir e, mais uma vez, a dor de cabeça desenvolve-se durante a leitura, costura ou um uso semelhante da vista. É pouco provável que as dores de cabeça sejam causadas pelo esforço ocular, a năo ser que haja uma visăo deficiente ou um desequilíbrio entre os músculos oculares, assim, qualquer um que esteja preocupado com seus olhos deve ser examinado por um profissional ou usar seus óculos se eles estiverem prescritos.

Uso indevido de medicamentos

Nos últimos anos tem ficado cada vez mais claro que medicamentos em excesso fazem mal. Isso é particularmente verdadeiro no caso dos analgésicos. Qualquer pessoa que esteja tomando analgésicos regularmente para dores de cabeça por mais de dois a tręs dias por semana, possivelmente irá ter dores de cabeça diárias.

Esses analgésicos săo aqueles que podem ser comprados sem receita năo apenas na farmácia, mas também em supermercados, etc. A maioria deles contęm paracetamol ou aspirina em formas variadas e com muitos nomes diferentes. Se vocę está tomando comprimidos diariamente, verifique o que há neles.

Muito freqüentemente está escrito na caixa ou pacote que năo se deve tomar mais de seis a oito por dia. Uma coisa que geralmente năo está escrita é que vocę nai deve tomar analgésico para dores de cabeça continuamente. Se de fato vocę toma um monte de comprimidos, eles năo irăo ajudar e podem ser a causa das dores de cabeça diárias. A única maneira de melhorar as dores de cabeça é interromper o uso desses comprimidos.

Se isso é explicado pelo médico, a maioria das pessoas aceitará que estăo de fato se intoxicando e estarăo preparadas para desistir dos comprimidos, especialmente se lhes for chamada a atençăo de que, se năo o fizerem, suas dores de cabeça continuarăo e permanecerăo resistentes a outros tratamentos. Outras drogas usadas no tratamento da enxaqueca, tais como tartarato de ergotamina, se tomadas em excesso, causarăo dores de cabeça diárias e, năo é exagero salientar, que tomar uma quantidade maior do que é prescrita de qualquer medicamento pode ser perigoso.

Sinusite

Na sinusite aguda, o paciente tem uma dor de cabeça generalizada e febre, sendo a dor localizada nos seios faciais afetados. A dor piora com o balançar, movimentos bruscos e ao dobrar-se. Pode haver dor sobre o seio afetado e algumas vezes um inchaço discreto da pálpebra inferior. A sinusite é normalmente tratada com antibióticos e descongestionantes. O desconforto vago na fronte, entre os olhos e ao longo do nariz, freqüentemente deve-se ŕ sinusite crônica porém, na maioria dos casos, năo há sinais de infecçăo dos seios da face. No caso de dúvida, vocę deve pedir que seu médico lhe indique um otorrinolarongologista.

Traumatismo craniano

A maioria das pessoas se queixa de dor de cabeça após um traumatismo craniano, quando o trauma é relativamente leve e o paciente năo perdeu a conscięncia. A dor de cabeça normalmente some depois de algumas horas ou dias. Por mais leve que seja o trauma, é uma boa idéia repousar, preferencialmente deitado numa cama, até que a dor de cabeça desapareça.

Analgésicos comuns como aspirina e paracetamol podem ser usados. Quando o trauma é mais grave e o paciente ficou inconsciente, mesmo que por um tempo curto, é importante consultar um médico. O paciente pode ser internado num hospital por uma noite, uma vez que sangramento dentro da cabeça podem ocorrer, causando mais sintomas. Lentidăo do pulso, tontura e perda da conscięncia săo sinais de sangramento dentro da cabeça. Esse sangramento pode aumentar a pressăo intracraniana, oi que requer um tratamento cirúrgico.

Pressão arterial elevada

Uma pressăo arterial moderadamente alta é bem comum e năo causa dor de cabeça. A pressăo arterial que é realmente alta pode fazę-lo e, nesses pacientes, reduzir a pressăo provavelmente aliviará a dor de cabeça. As dores de cabeça causadas pelo aumento da pressăo arterial ficam normalmente atrás da cabeça, estăo presentes ao acordar e săo pulsáteis ou latejantes por natureza. Muitas pessoas que foram informadas que tęm pressăo alta preocupam-se com isso. Freqüentemente essas dores de cabeça melhoram com reasseguramento, repouso e sono adequado. De qualquer modo, o tratamento da pressăo arterial elevada hoje em dia é muito eficaz.

Traumatismo do pescoço

A maioria da populaçăo acima dos 40 anos tem manifestaçőes de espondilose cervical (imobilidade da regiăo da nuca) na sua espinha e estas podem ser vistas no raio-X. para a maior parte das pessoas isso năo causa nenhum sintoma, mas, ocasionalmente, modificaçőes na parte superior da espinha cervical podem causar dor na regiăo posterior do pescoço que se estende para trás da cabeça. O traumatismo de pescoço mais comum é conhecido como efeito do chicote e tipicamente ocorre num acidente de carro com colisăo traseira. Nesse tipo de acidente, o pescoço é jogado para frente e para trás, além do seu limite normal. Após o traumatismo, há uma dor ao redor do pescoço que é seguida, após horas ou dias, de dores mais generalizadas no pescoço e na cabeça que pioram ŕ movimentaçăo.

A dor de cabeça, nos estágios iniciais, é sentida como uma continuaçăo da dor de pescoço e espalha-se subindo por detrás da cabeça para a fronte e pode ser de um lado ou de ambos. A dor é normalmente descrita como surda ou pesada e piora com movimentos bruscos do pescoço. Na maioria das pessoas, a dor some em alguns dias ou semanas, mas, algumas vezes, ela persiste e a síndrome completa do efeito da chicotada toma forma. A dor de cabeça resultante é descrita como uma dor forte, espalhada, que é pior pela manhă, durante exercícios físicos ou mentais e com certos movimentos de pescoço e posturas podem minimizar a dor.

Os sintomas associados incluem uma vaga tontura, ruídos nos ouvidos, desconforto na garganta, dificuldades de memória e concentraçăo e fadiga. Ao exame físico, há uma dor discreta nos músculos do pescoço e da nuca e a cabeça fica posicionada rigidamente. O tratamento consiste em repouso, analgésicos, um colete cervical e fisioterapia. O colete deve ser usado somente até que a dor diminua porque a recuperaçăo plena só ocorrerá quando os músculos do pescoço recuperarem sua força.

Arterite temporal

A arterite temporal (ou inflamaçăo das artérias da cabeça) acomete pessoas com mais de 50 anos, particularmente as mulheres. Ela normalmente começa com uma dor sobre os casos afetados no couro cabeludo (freqüentemente aqueles nas tęmporas). As artérias tornam-se enrijecidas, param de pulsar, ficam doloridas quando tocadas e a pele sobre a artéria torna-se avermelhada. A maioria dos pacientes queixa-se de dor de cabeça, sendo que a dor é de um lado ou de ambos e é pior em cima dos vasos afetados. Algumas vezes, a mastigaçăo causa dor nos músculos da mandíbula.

O transtorno pode afetar vasos sangüíneos dentro da cabeça, assim como a artéria temporal, particularmente a artéria que irriga o olho. Se isso acontecer, pode haver comprometimento da visăo ou cegueira. Assim, se vocę tęm mais de 50 anos e passa a Ter uma dor de cabeça grave e năo se sente bem, vá cer seu médico sem falta. Esteróides aliviam rapidamente a dor e a arterite temporal responde favoravelmente ao tratamento, porém talvez vocę precise continuar o tratamento por um bom tempo.

Tumor cerebral

Muitas pessoas com dores de cabeça constantes ou recorrentes ficam preocupadas porque acreditam que a dor pode ser causada por um tumor no cérebro. Isso é muito pouco provável porque os tumores cerebrais săo relativamente raros e dores de cabeça, como sintomas isolados, raramente săo devidas a um tumor. Se a sua dor de cabeça está associada com fraqueza ou sensaçőes desconfortáveis na perna ou no braço, vocę deve consultar seu clínico geral que pode lhe indicar um especialista.

Pontos centrais

  • Outros tipos de dores de cabeça incluem a dor de cabeça tensional e as dores de cabeça causadas por uso medicamentoso inadequado, esforço ocular, sinusite, pressăo alta, traumatismos pelo efeito do chicote, arteritre temporal e tumor cerebral.
  • Tomar uma quantidade do medicamento maior do que foi prescrito é perigoso.
  • As dores de cabeça raramente săo o único sintoma de um tumor.

Minha lista de blogs

Marcadores

Powered By Blogger

oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

ola pessoal espero que gostem do blog.......