CLIQUEM E SIGAM . NOVIDADES SEMPRE....

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Comidas estranhas...4

MORCEGO A CAÇAROLA

(China, Vietnã, sudeste da Ásia)
Os morcegos que fazem parte do cardápio humano são os que se alimentam de frutas. Escolhidos por não serem venenosos e por sua dieta saudável, os morcegos frutívoros têm baixo teor de gordura e uma carne cuja textura é comparada à dos frangos. Além da caçarola (um guisado com carne, vegetais e batatas), outras boas pedidas (quer dizer, boas pelo menos para os povos asiáticos) são a sopa e a lasanha de morcego.
Os entusiastas da carne de morcego acreditam que ela aumenta a potência sexual masculina e as chances de ter uma vida longa e feliz.


CANGURU AO VAPOR

(Austrália)
O hábito de comer cangurus começou com os nativos australianos, que cortavam o animal em diversas partes e mandavam ver. Hoje em dia, a carne do bicho é picada e cozida em vapor, com a adição de bacon, sal e pimenta para dar um temperinho. Não sobra nada: até o rabo é aproveitado para fazer sopa! O gosto é comparado ao da carne de avestruz, uma carne vermelha bem forte.
Os pratos feitos com canguru são vendidos em mais de 900 restaurantes, desde pizzariasaté serviços de quarto em hotéis cinco estrelas.


OMELETE DE LARVAS

(Tailândia, China)
Na China, as larvas são fritas com cebola cortada e um molho grosso ou misturadas em omelete com ovos de galinha. Se você não curtir a textura tenra do recheio, também dá para comer a crisálida, a "embalagem" da larva, que parece uma casquinha crocante tipo um salgadinho.
Na Tailândia, depois de ser incluída na lista de comidas locais, em 1987, a crisálida do bicho-da-seda passou a ser adicionada às sopas na alimentação de crianças nas escolas tailandesas.


SOPA DE CACHORRO

(Coréia do Sul, Sul da China, Hong Kong)
Eis o lado polêmico da diversidade cultural: para nós, ocidentais, comer esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado bastante energético e, de acordo com a crença, melhora o desempenho sexual dos homens. Além da carne dos au-aus, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero - em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela.
A venda da carne de cachorro já foi proibida por causa de protestos de protetores dos animais. Mas, em países como a Coréia do Sul, a fiscalização é frouxa e muitos restaurantes continuam fornecendo o prato.


CÉREBRO DE MACACO(África)


Séculos antes do Indiana Jones, os africanos já cultivavam o costume de deglutir miolos de primatas. Anote o modo de preparo: primeiro, lave o cérebro (do bicho, claro) com água fria. Depois, acrescente vinagre ou suco de limão, retirando membranas e vasos sanguíneos da camada mais superficial. Conserve em salmoura e, finalmente, ponha a iguaria para cozinhar. Em todas as espécies de macaco, o órgão é rico em fósforo, proteínas e vitaminas.
Prefere outros cérebros? Tente o de gorila, considerado afrodisíaco. Na áreas rurais da Europa, fazem algum sucesso os cérebros de porco, de cordeiro e de carneiro...


CALDO DE TURU(Brasil)


O turu é um molusco de cabeça dura e corpo gelatinoso, tem a grossura de um dedo e vive em árvores podres, caídas. Consumido na ilha de Marajó e no interior da Amazônia vivo e cru, em caldo com farinha ou em moquecas, o bichinho é rico em cálcio e tido como afrodisíaco. O gosto é semelhante ao dos mariscos.
O macaco-do-mangue também é um apreciador de turu. Os caçadores sabem disso e abusam, passando pimenta no molusco. Quando o macaco come o bicho, o ardor da pimenta desorienta o primata, tornando-o presa fácil dos caçadores.


CARANGUEJEIRA FRITA(América do Sul, sul da África, Austrália)


É preciso muita coragem para mandar esse bichão peludo para dentro, certo? Mas no caso da caranguejeira ou tarântula, as aparências enganam. Apesar de pavorosa, a espécie não é venenosa - e é a mais consumida no mundo por ser maior que as outras aranhas. A parte mais cobiçada é o abdômen do aracnídeo. É lá que fica a maior parte da carne - na cabeça estão as vísceras e no restante do corpo não há muito mais o que comer.
Os maiores consumidores de caranguejeira são os índios na América do Sul e os aborígenes na Austrália.

Comidas estranhas...3

FAROFA DE FORMIGA



(Brasil)
O inseto aparece no cardápio rural brasileiro em certas áreas do Sudeste. A variedade preferida é o içá ou saúva - uma formiga que, dizem, tem um gosto parecido com amendoim. Além de consumida em farofas, ela também pode ser torrada com tempero ou congelada para comer durante o ano. E faz bem! Como vários outros insetos, as formigas são ricas em proteína, têm baixo teor de gordura e alto teor de fósforo.
Do outro lado do mundo, os chineses usam formigas para fabricar um vinho que é útil no tratamento de reumatismo e no fortalecimento dos músculos e ossos.

Comidas estranhas...

FILE DE PEIXE VENENOSO

(Japão)

O tal peixe venenoso é o fugu ou baiacu, que tem muita tetrodotoxina, um veneno dez vezes mais forte que o cianeto.

Para que a iguaria não mate ninguém, o chef retira uma bolsa perto das brânquias com o veneno.
Depois, ele fura a bolsa e espalha sobre a carne do peixe uma pequena dose da toxina, para provocar um certo "efeito alucinógeno" em quem come!
Por causa dos riscos da ingestão do alimento, os cozinheiros e chefs de restaurantes são exaustivamente treinados até ganharem o aval para preparar o fugu para consumo.

COMIDAS ESTRANHAS

COMIDAS ESTRANHAS

ESCORPIAO FRITO


(Cingapura)

, mas o escorpião não é venenoso? É, sim, mas como o bicho é cozido antes de ser frito em óleo, as altas temperaturas do preparo desencadeiam uma reação química que neutraliza o veneno.
Aí, é só deglutir o bichão - inteiro mesmo, das garras até a cauda.
A espécie preferida é o escorpião-negro, que é maior e tem menos veneno que o escorpião-marrom.
O escorpião é um prato admirado pela maioria dos povos asiáticos.

Grande parte dos países do continente degusta o petisco usando hashi, esse par de varetas usado para levar a comida à boca.

AS LEIS DA MAÇONARIA








12 REGRAS DA MAÇONARIA REGULAR










1. A Maçonaria é uma fraternidade iniciática que tem por fundamento tradicional a fé em Deus, Grande Arquiteto do Universo.






2. A Maçonaria refere-se aos "Antigos Deveres" e aos "Landmarks" da Fraternidade, especialmente quanto ao absoluto respeito das tradições específicas da Ordem, essenciais à regularidade da Jurisdição.






3. A Maçonaria é uma ordem, à qual não podem pertencer senão homens livres e de bons costumes, que se comprometem a pôr em prática um ideal de paz.






4. A Maçonaria visa ainda, pelo aperfeiçoamento moral dos seus membros, o da humanidade inteira.






5. A Maçonaria impõe a todos os seus membros a prática exata e escrupulosa dos ritos e do simbolismo, meios de acesso ao conhecimento pelas vias espirituais e iniciáticas que lhe são próprias.






6. A Maçonaria impõe a todos os seus membros o respeito das opiniões e crenças de cada um. Ela proíbe-lhes no seu seio toda a discussão ou controvérsia, política ou religiosa. Ela é ainda um centro permanente de união fraterna, onde reinam a tolerante e frutuosa harmonia entre os homens, que sem ela seriam estranhos uns aos outros.






7. Os Maçons tomam as suas obrigações sobre um volume da Lei Sagrada, a fim de dar ao juramento prestado por eles o carácter solene e sagrado indispensável à sua perenidade.






8. Os Maçons juntam-se, fora do mundo profano, nas Lojas onde estão sempre expostas as três grandes luzes da Ordem: um volume da Lei Sagrada, um esquadro, e um compasso, para aí trabalhar segundo o rito, com zelo e assiduidade e conforme os princípios e regras prescritas pela Constituição e os Regulamentos Gerais de Obediência.






9. Os Maçons só devem admitir nas suas lojas homens maiores de idade, de perfeita reputação, gente de honra, leais e discretos, dignos em todos os níveis de serem bons irmãos e aptos a reconhecer os limites do domínio do homem e o infinito poder do Eterno.






10. Os Maçons cultivam nas suas Lojas o amor à Pátria, a submissão às leis e o respeito pelas autoridades constituídas. Consideram o trabalho como o dever primordial do ser humano e honram-no sob todas as formas.






11. Os Maçons contribuem pelo exemplo ativo do seu comportamento são, viril e digno, para irradiar da Ordem no respeito do segredo maçônico.






12. Os Maçons devem-se mutuamente, ajuda e proteção fraternal, mesmo no fim da sua vida. Praticam a arte de conservar em todas as circunstâncias a calma e o equilíbrio indispensáveis a um perfeito controle de si próprio.

SIMBOLISMOS DA MAÇONARIA






PAVIMENTO DE MOSAICO






Simbolizam seres animados e inanimados que decoram e ornamental a criação, bem como o enlace do espirito e matéria, da vida e forma por toda a parte, a união dos maçons do globo, apesar de suas diferentes cores climas e opiniões particulares.



O NÍVEL
















Representa a igualdade e e está em relação com o enxôfre e a coluna Jachim.




O MALHO










O malho simboliza a vontade, energia, decisão, o aspecto ativo da consciência, necessário para vencer e superar os obstáculos.























O mais sutil, ativo e puro dos quatro elementos terráqueos (terra, ar, agua e fogo) é o princípio animador, masculino em oposição à água, e fonte de energia.






Nas Lojas Maçônicas mantém-se aceso sob a Estrela Flamígera, onde o Primeiro Diácono leva a luz aos seus Irmãos.






O fogo sagrado jamais deverá ser soprado, para não ser poluído pelo hálito humano, segundo a antiga tradição persa.



























A pentagonal que antigamente tinha raios ou pontas ondulantes, tal qual ainda aparece em Obediências inglesas e americanas é o emblema indicidual do Companheirismo.







O astro que ilumina a Loja de Companheiros, onde figura no Oriente acima do Venerável ou no Ocidente entre as duas colunas ou ainda acima do pedestal do Segundo Vigilante, a sudoeste, segundo o Rito Escocês.































Colocada no Oriente da Loja, na parede acima da cabeça do Venerável, chama-se estrela do Oriente ou da Iniciação. Simboliza o homem perfeito, Deus manifestando-se plenamente no homem, o Iniciado.








O Homem é um quintuplo ser: físico, emocional, mental, intuicional, e espiritual.









ESQUADRO Um dos símbolos mais usados, que, junto ao compasso, representa o emblema mais conhecido dos maçons. Simboliza a Equidade, Justiça e Retidão, e constitui a jóia do cargo de venerável Mestre, porque este deve ser o maçom mais reto e justo da Loja. Em conjugação com o compasso, que representa Deus, ou o Eu Superior, para o qual deve o iniciado dirigir constantemente suas aspirações, o esquadro substitui o quadrado para representar o mundo, ou o eu inferior com seus desejos e paixões subjugadas e dominadas, e recorda ao maçom que deve buscar unir-se à sua fonte de origem e desprender-se das ilusões terrenas.














































ESPADA FLAMIGERA




















A que tem a lâmina ondulada, qual lingua de fogo serpentino. É usada pelo Venerável Mestre como símbolo do poder criador do G.A.D.U. Ao seu triplo tinir com os golpes do melhete (simbolo da autoridade, de que o Venerável se acha investido pela constituição maçônica), é o recipiendário iniciado e admitido nas flieiras da Ordem. Em alguns países latinos é também usado pelo cobridor que assim guarda o Templo qual queribim a “guardar o caminho da árvore da vida” Geneses 3:24)
























A LETRA G



Letra "G"Sétima letra do alfabeto maçônico. Chama-se gimel em hebreu. Em geral significa Geometria, Geração Glória, Grande, Grão. No grau de Companheiro é o emblema misterioso que lhe conduz os passos e naturalmente alude a Geômetra (Deus)
























AS LUVAS


















Tem sido usado pelos maçons como marca de distinção e pureza. Depois de sua recepção, o Aprendiz recebe dois pares de luvas brancas, dos quais um se destina a ele e o outro “à dama que mais ele amasse”.A Luva branca recebida no dia de sua iniciação, tem como objetivo lembrar os compromissos assumidos pelo maçom.







A PEDRA BRUTA












pedra bruta dos maçons corresponde à matéria-prima dos hermetistas.





Simboliza a personalidade rude do Aprendiz, cujas arestas ele aplana, e que le cabe disciplinar, educar e subrdinar à sua vontade










PEDRA CÚBICA















Depois





da pedra desbastada pelo Aprendiz, o Comanheiro, com o auxílio do esquado, nível e prumo, torna- a a polida em forma cúbica.





Desde os velhos tempos o cubo perfeito simboliza os seres angelicais, a alga de configuração emotiva e harmoniosa.





Isso significa a evolução do Companheiro até chegar ao estágio de Mestre.





A REGUA









A régua é o símbolo da Retidão.


Representa a boa administração do tempo que deve ser divido no auto conhecimento, meditação, estudo e repouso.






ROMÃS






Emblemas que coroam as colunas J e B dos templos e cujos grãos significam prosperidade e solidariedade da família maçônica.



TROLHA




É adotado pela Maçonaria como instrumento simbólico com a qual se aplica a argamassa humana destinada a realizar a unidade. Tal qual o pedreiro cimenta as várias pedras para formar um todo que é o edifício
























































































































































































































































































































































































































































































































































































































O simbolismo é a ciência mais antiga do mundo. Através dos símbolos, os povos primitivos se comunicavam e registravam sua história. O verdadeiro símbolo, é aquele que pode ser interpretado por diversos ângulos, de acordo com a capacidade intelectual e emocional de cada um.De acordo com a Encyclopaedia de Mackey, “a maçonaria é um sistema de moralidade desenvolvido e inculcado pela ciência do simbolismo”.

















Com o surgimento da maçonaria especulativa no século XVIII, na Inglaterra, ressurgiu, também uma reeleitura dos simbolismos religiosos que se encontravam deturpados pela ignorância eclesiástica medieval.Os maçons especulativos começaram a estudar os simbolismos religiosos e iniciáticos, dando origem a simbologia mística, dos maçons operativos, alquímicos e outros símbolos tradicionais. Foram incluidos, também, os símbolos de significado particular, como é o caso da Romã, Cadeia de União, Estrela Flamígera, a letra G, Acácia, o Pelicano, etc.
Árvore de muitas espécies, disseminada no Egito, Arábia e Palestina. A Acácia era a árvore que fornecia sua madeira aos povos hebreus, a sagrada e aromática madeira Shittim ou Sitim ( Êxodo 30;24 e Ese 27;220. Foi muito empregada na construção do Tabernáculo. Planta consagrada nas cerimônias, Graus e Espírito da maçonaria, como símbolo da inocência, iniciação e imortalidade da alma. Na lenda do 3º grau, o ramo de acâcia indica o lugar onde os tres companheiros homicidas haviam ocultado o corpo doe Mestre Hram, por eles assassinado no Templo de Salomão. Símbolo de imortalidade nos emblemas maçônicos . O famoso Diploma da Acácia é conferido ao maçom assíduo






























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































AVENTAL È
















a peça mais importante na Maçonaria. Distintivo indispensável do trabalho. É o único que dá ao maçom o direito de entrar nos Templos e participar das reuniões.
















Sua forma e cores variam de acordo com os graus e Ritos, mas seu significado místico é o mesmo. O Avental Branco, sem adornos, do 1º grau, indica a pureza da alma, que se supõe tê-la alcançado neste grau.
















O azul celeste está associado com a dedicação espiritual.
















Nos graus 1 e 2 não aparecem nenhum metal, pois o maçom esteve, teoricamente, se despindo de todos os metais e transmutando-os em riquezas espirituaisAzul: Cor da Safira que simboliza a piedade, o equilibrio, a lealdade e a sabedoria.
















Cor que figura nos graus 3, 4 e 14 do Rito Escocês Antigo e Aceito. É a cor celeste que caracteriza as Lojas Simbólicas e os maçons dos três primeiros graus.

CINCEL












































Representa o intelecto e sugere o trabalho inteligente. Instrumento do grau de Aprendiz. Simbolicamente, serve para desbastar a pedra bruta da personalidade.





























COLUNAS





























Na Maçonaria usamos as Colunas de origem grega, a Jônica que corresponde ao Venerável Mestre da Loja a qual significa sabedoria. A Dórica que corresponde ao Primeiro Vigilante e que representa a força. Por último, a Coríntia que corresponde ao segundo Vigilante e representa a beleza. Na porta do Templo são colocadas duas Colunas efetivas que são chamadas Boaz (ou Booz) e Jachim. A primeira, Boaz, se localiza à esquerda e a segunda Jachim à direita da entrada do Templo. As duas combinadas representam “Deus se estabelecerá em força” ou “como fortaleza”.















COMPASSO













A Maçonaria adota o Compasso como um de seus grandes símbolos e o coloca sobre o Altar da Loja enlaçado com o Esquadro para simbolizar a Macrocosmo, e a Bíblia para significar a sabedoria que ilumina e dirige tanto o Macrocosmo como o Microcosmo (neste particular o maçom). Como instrumento simbólico, é emblema de medida e justiça.








































DELTA LUMINOSO








































Quarta letra do alfabeto grego.













É o emblema da Tri-unidade.













É o primeiro polígono.













Tanto nas Igrejas Judaico-cristãs como nos templos maçônicos está geralmente envolvida de um “glória”, e centrada pela letra G.













É o símbolo da tripla Força indivisível e divina que se manifesta como Vontade, Amar e Inteligência cósmicos ou ainda os Pólos positivo e negativo e o efeito de sua união.













É às vezes figurado por tres pontos (\) .





































ESCADA CARACOL

























ESCADA CARACOLMostra a difícil trajetória do Companheiro. Com seus degraus em espira,l ela representa a dificuldade em subir, aprender e auto aperfeiçoar-se, mostrando que a evolução não se desenvolve de uma forma constante e retilínea. Ela tem seus altos e baixos. Sua persistência em busca da luz, será a recompensa, pois atingirá o topo da escada.





































ESCADA DE JO



























ESCADA DE JACÓ“E Jacó sonhou: e eis que uma escada era posta na terra, porque o sol era posto; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; e eis que o Senhor estava em cima dela” (Geneses 28:12, 13).A escada mística vista por Jacó simboliza o ciclo involutivo e evolutivo da vida, em seu perpétuo fluxo e refluxo, através de nascimentos e mortes, a desdobrar-se em hierarquias de seres, potestades, mundos, reinos e vida e raças. Segundo as tradições maçônicas, a escada com esse significado consta de quatorze degraus. Na verdade seus degraus são tantos quantos sãos virtudes necessárias ao aperfeiçoamento de cada um. As três mais importantes são a Fé, a Esperança e a Caridade, alí simbolizadas pela Cruz, a Âncora e o Cálice.























ESPADA























Acessório muito usado nas cerimônias maçônicas, geralmente como símbolo do poder e autoridade, e emblema dessipador das trevas da ignorância. Nas reuniões de banquetes ritualisticos, é o nome que se dá à faca. É usada como jóia do Primeiro Experto, Cobridor Interno e Externo














































































MAÇONARIA, OQUE E??


A Maçonaria não é uma sociedade beneficente ou securitária e não visa lucro. Todavia são imensuráveis os serviços caritativos prestados por ela, no esforço comum de todos os homens pela solidariedade entre irmãos, mesmo fora de seus quadros. Ela prega a fraternidade e o auto-desenvolvimento e, através da exemplificação dos princípios e preceitos da ordem maçônica, almeja-se tornar melhores os homens bons.



UMA FILOSOFIA DE VIDA.



Maçonaria significa muitas coisas para muitas pessoas. Isso é verdade, não apenas para os não-maçons, mas se aplica também aos maçons.
A maçonaria tem conotação diferente em situações diversas. Alguém escreveu que maçonaria é gentileza em casa, honestidade nos negócios, lealdade no trabalho, cortesia na sociedade, compaixão e inquietação pelos doentes e infelizes, resistência às adversidades, ajuda aos fracos, perdão aos arrependidos, amor ao próximo e, acima de tudo, reverência e amor a Deus.
Sim, ela é tudo isso, mas é mais. Maçonaria é uma filosofia de vida, um modo agradável de se viver.



MÉTODO DE ENSINO MAÇÔNICO



Atualmente a Loja Maçônica é chamada especulativa porque ela dá ênfase à filosofia moral, que é a base, e não à arte de edificar construções que ocupava os maçons do século XVI e anteriores. As ferramentas dos pedreiros são utilizadas para simbolizar as virtudes morais, em vez de servirem para construir catedrais.
Os ensinamentos da Maçonaria estão baseados em princípios éticos que são aceitáveis por todos os homens de bem. Entre seus preceitos figuram o entendimento e a caridade para toda a humanidade. Apesar de perseguida muitas vezes por monarcas e ditadores, a Ordem Maçônica tem perseverado em sua obra.
Através do Simbolismo e de alegorias ensinados pelos rituais e livros o Maçom aprende os princípios do Amor Fraternal, da Assistência e da Lealdade. Os princípios da Maçonaria baseiam-se em sentimentos de profundo amor pela pátria, respeito ao próximo e a vontade pessoal de viver uma vida virtuosa.


A Maçonaria proclama, orgulhosamente, que é composta por homens que estão comprometidos a estender Amor Fraternal e Afeição a todos, em qualquer lugar, sem interferir nas crenças de qualquer homem, sejam religiosas ou leigas; sem buscar obter vantagens para seus membros, do ponto de vista profissional ou político.

A MULHER NA MAÇONARIA






Antes de 1893 a filiação maçônica só era facultada aos adultos do sexo masculino.

Naquele ano uma Loja da França procedeu à admissão de uma mulher em seus quadros, episódio que deu origem a Lojas Maçônicas mistas, que se reuniram e formaram a ordem mista internacional "O Direito Humano".

Posteriormente outras Lojas mistas foram surgindo e hoje existe até mesmo Potência Maçônica feminina, como por exemplo, nos Estados Unidos, a RainBow.

O fato vai aqui anotado como constante de que a mulher passou a ter oportunidade de filiação em Lojas Maçônicas mistas ou exclusivamente femininas, o que desobriga as lojas originalmente masculinas, originárias das corporações medievais, de recebê-las em seus quadros, sem que isso signifique discriminação de sexo, e sim um apego ao Antigo da Maçonaria...

A HISTORIA SECRETA DA MAÇONARIA

Mesmo diante de todo conhecimento existente acerca da Maçonaria, não se conhece, ainda, sua verdadeira origem. Isso é atribuído ao fato de a Ordem, por ser secreta e sigilosa, em tempos remotos, ter transmitido seus conhecimentos de boca para ouvido, não os registrando, portanto, documentalmente.
Essa escassez de referências documentais, pertinentes a essa época, associada a uma abordagem superficial, contribui sobremaneira para que apareçam idéias que não se relacionam a fatos reais e históricos, fazendo com que as origens reais da Ordem Maçônica permaneçam sempre envoltas em contradições e obscuridades.De acordo com David Murray-Lyon, as atas mais primitivas conseguidas até agora são datadas de 1390, e as que se referem à reformulação da Maçonaria datam de 1717. Além dessas, há o Estatuto de Bolonha, o mais antigo, com data de 1248. Elas foram encontradas após profundas pesquisas realizadas por inúmeros historiadores maçons, destacando-se entre eles J. F. Flndelo e Dr. Wolhelm Begemann — dois grandes historiadores alemães — R. F. Gould, W. J. Hughan, G. W. Speth, Chetwod Crawle e o próprio David Murray-Lyon e tantos outros, pertencentes à Loja Quattour Coronati, nº 2076. Eles adquiriram, por meio de documentos autênticos, ensinamentos históricos e arqueológicos muito ricos, pelos quais retratam a Ordem Maçônica nas atas das Lojas e em documentos diversos.Porém, por utilizarem um método de investigação que se baseia em comprovações documentais, esses historiadores foram limitados em seu trabalho, mesmo após acumularem toda uma gama de material, tratados, decretos e sentenças. É a partir disso que toda a nebulosidade se entrelaça com a história verdadeira.Muitos escritores maçônicos têm buscado esclarecer essa origem turva da Ordem apoiando seus conceitos em uma crença literal do Antigo Testamento e em lendas curiosas da própria Ordem, das antigas Observâncias ou Constituições.Além dos historiadores, há também os antropólogos, detentores de um vasto cabedal de informações acerca dos costumes dos povos antigos, de religião e iniciação. Por meio dessas informações, eles provam, com resultados notáveis, que a Maçonaria existe muito antes de sua reformulação, fazendo analogias surpreendentes com os antigos Mistérios, que possuíam claramente nossos símbolos e sinais.Diante de tais informações, as regiões que mais nos chamam a atenção, devido às suas crenças religiosas que se assemelham incrivelmente com nossos ritos maçônicos, são a Síria e a Índia. Podemos também citar o Egito, o México, a China, a Grécia, Roma, os Templos de Burna, as catedrais da Europa Medieval e outros santuários indianos que apresentam ritos, sinais e símbolos comunicados da mesma maneira que os nossos.Ao contrário dos anteriormente mencionados, que se preocupam apenas com pesquisas históricas, os místicos apresentam uma visão diferente em relação aos Mistérios da Ordem. Sob o prisma da união consciente com Deus, eles se preocupam muito mais com a sensibilidade espiritual e com a interpretação, fazendo-nos lembrar Édouard Schuré em sua obra Os Grandes Iniciados: “… muitos são iniciados, poucos despertados…”, ou seja, à Maçonaria cabe guiar os buscadores de Deus, enquanto a estes cabe compreendê-la e segui-la adequadamente, segundo sua livre escolha.Há ainda os ocultistas. Estes têm o conhecimento do lado interno da natureza maçônica, acreditando que a Iniciação pode ir muito além do despertar de um Irmão.
Ela, por meio de uma longa e cuidadosa disciplina de meditação, pode acordá-lo e treiná-lo.
A semelhança entre os místicos e os ocultistas é que ambos têm o mesmo objetivo da união consciente com Deus, encontrando-se uma divergência apenas na maneira de alcançá-la: os primeiros utilizam-se da natureza física, emocional e mental;
os segundos, de seu estado evolutivo e da evolução espiritual.
Podemos, entretanto, afirmar que tanto um como o outro conduzem a Deus.
Percebam então, nossos Irmãos, que não é fácil a tarefa de escrever sobre a origem da Maçonaria, que apresenta-se mediante tantos pensamentos divergentes em determinados aspectos.
Poderíamos tomar esta ou aquela Escola como a mais clara e verdadeira, ou afirmar que Rama, Krishna, Moisés, Tutankhamon, Sócrates, Pitágoras, Davi, Salomão, Noé e Jesus foram maçons. Mas como provaríamos isso?Buscamos desmistificar a pesquisa maçônica apoiando-nos numa busca constante da verdade, fazendo uma separação entre aquilo que é bom e o que não o é, fixando-nos em fatos concretos. Portanto, cabe-nos aqui apenas apresentar os pensamentos de forma imparcial, realçando os pontos mais notáveis da evolução do espírito humano, rasgando o véu que cobre uma história muito interessante. Para isso, colocamos de lado nossas paixões submetidas à força material, velada pelo símbolo externo capaz de traduzir aquilo que foi colocado no papel.Entretanto, é evidente que a falta de documentos e registros dignos de crédito envolvem nossa Ordem numa penumbra histórica, o que faz com que a espiritualidade dos grandes avatares se perca nas brumas do tempo.Aproveitamos para citar aqui o artigo décimo quinto do Manuscrito Halliwell, denominado “O Regius” (1390):
“O maçom não deve ter para com os outros homens um comportamento hipócrita, nem seguir os Companheiros no caminho do erro, qualquer que seja o benefício que possa ter.Ele nunca deverá fazer um falso julgamento, e com amor deverá preocupar-se com sua alma, sob pena de trazer ao ofício a vergonha e para si a repreensão.
”Encerramos esta nossa introdução com uma simples pergunta: quantos e quantos documentos antigos não foram destruídos pela ignorância ou pela má fé?Somos,

Cláudio Roque Buono FerreiraEminente Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo — GOSP

-->

amor verdadeiro

EU AMO VOCE COM O AMOR MAIS PURO E VERDADEIRO

UM AMOR SUBLIME,
SEM ENTERRESSES;
SEM COBRANÇAS....
APENAS AMO E TE QUERO A CADA DIA MAIS PERTO DE MIM.
SEU TOQUE,
SEUS BEIJOS...
O ABRAÇO, HA!!!! O ABRAÇO ;
QUE ME PROTEGE DO MUNDO....
QUANDO ESTOU NOS SEUS BRAÇOS ,SINTO QUE NADA DE
RUIM PODE ACONTECER...
QUE O MUNDO PAROU, E SO EXISTE EU E VOCE...
ATE O RELOGIO PARECE PARAR,
PARA QUE O MOMENTO AO TEU LADO DURE MAIS.
QUANDO FECHO OS OLHOS TE VEJO,
CHEGO ATE A SENTIR SEU CHEIRO....
UM AMOR COMO NUNCA SENTI,
PENSEI ATE QUE NAO EXISTISSE AMOR ASSIM.
TE AMO.
ETERNAMENTE....
PROFUNDAMENTE...
DEVE SER COM CERTEZA O AMOR VERDADEIRO
QUE TODOS FALAM,E EU NAO ACREDITAVA EXISTIR...
ANDREIA M/G DIA 9/4/2009

Minha lista de blogs

Marcadores

Powered By Blogger

oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

ola pessoal espero que gostem do blog.......