Dicas de motivação para emagrecer
Alimentos Termogênicos
Os alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem com o emagrecimento.>
A seguir vou comentar um pouco sobre alguns alimentos considerados termogênicos que você poderá incluir em seu cardápio para dar uma forcinha no processo de emagrecimento.
Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos, são apenas indicações. Outra coisa importante a ressaltar é que o consumo desses alimentos só deve acontecer se você não tiver nenhuma restrição médica.
Pimenta
A pimenta vermelha (caiena) possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada e outros pratos.
Chá verde
O chá verde possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Comece com 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.
Gengibre
Assim como a pimenta, se for consumido frequentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos. O gengibre também é muito utilizado para enjôo.
Água gelada
Beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura da água gelada no organismo e isso gera uma energia maior.
Canela
A canela melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café ou em frutas. Por exemplo, que tal uma banana ou maçã no microondas com gotinhas de adoçante e canela?
É bom esclarecer que a ingestão exagerada destes alimentos pode ser prejudicial. Por isso é sempre importante consultar um nutricionista, que irá elaborar um cardápio individualizado, propondo a quantidade adequada de alimentos termogênicos que você poderá consumir.
AI QUE FRIO!!!!!!
É o frio esta chegando.... e sabe que com ele vem benefícios para a saúde e principalmente para quem quer emagrecer????? Veja isso....
Imagine a situação: você acorda de manhã, sob uma pilha de cobertas. Pena para enfrentar a água do chuveiro, liga o rádio ou a TV e descobre que a temperatura está em 6ºC . Na hora de ligar o carro, para ir ao trabalho, amaldiçoa o momento em que escolheu um modelo à álcool. Ao volante, passa por um parque ou praça e vê pessoas alegres, caminhando ou correndo, e pensa com um sorriso irônico: "Bando de gente louca!".
Pois é, mas essa louca é muito boa!!! No inverno a tendência é a pessoa aumentar um pouco o consumo calórico, o que não justifica. O consumo e gastos de energia devem ser os mesmos que em outras estações do ano. O que muda é a temperatura corporal, desta forma o aquecimento é acrescido para chegar à temperatura ideal, em torno de 36,5.
As mudanças fisiológicas geradas pelo frio podem potencializar os exercícios realizados e aumentar os efeitos, por exemplo, para quem pretende queimar gordura ou diminuir o peso.
Com a temperatura mais baixa, o corpo vai queimar mais calorias, para aumentar o seu próprio calor. Pessoas sedentárias podem conseguir bons resultados se escolherem esta época para iniciar um programa de exercícios físicos
CUIDADOS COM O FRIO!
Antes de se aventurar puxando ferro por aí, é preciso saber que o frio exige ainda mais preparo antes do treino. Aquecer é fundamental, já que os músculos estão mais contraídos que o normal. Vinte minutos de exercício aeróbico resolvem o problema e evitam lesões.
Dê atenção para o alongamento pré e pós-atividade física. Ele também é uma forma de aquecer o corpo, melhorando a flexibilidade. Assim, o organismo responde melhor aos exercícios e tende a ficar menos fadigado.
Quem não costuma praticar exercícios tem no inverno a estação perfeita. Você pode começar devagar e seu corpo vai responder mais rápido que no calor. Acostumar-se com a malhação nesta época vai fazer com que você chegue mais confiante e preparada ao verão.
No inverno, gastamos mais calorias, por conta da aceleração do metabolismo para manter a temperatura corporal alta. Então, se quiser diminuir o ritmo do treino ou deixar a ida à academia para três vezes por semana, não tem problema. Só não deixe de mexer o corpo para não sofrer com as conseqüências depois.
Eu continuo firme na academia e no meu treinamento p correr. Comprei até um relógio c frequencimetro, assim dá p acompanha minha frequencia cardíaca e mante-la no percentual que eu quero.
Vamos lá meninas, nada de desculpas!
Beijos e Boa Semana!!!Escrito por kelbertaco
"A diferença entre o razoável e o bom, é um pequeno esforço extra."
“Se “derrotas” aconteceram, que elas não nos abalem. Antes, sejam encaradas como um aprendizado na conquista de vitórias. Sempre é tempo de recomeçar.”
“Tudo é possível quando se quer. Sem luta não há glória.”
“A honra não consiste em não cair nunca, mas em levantar cada vez que cai.”
“O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo.”
“Querer, querer sempre, com todas as forças.”
Invista na sua idade biológica
Envelhecer é inevitável, pois esse processo se inicia a partir do momento em que nascemos. Mas, você pode escolher como será esse processo.
Além do envelhecimento diária, existe o que se chama envelhecer de forma fisiológica ou patológica . O que significa isso? O envelhecimento fisiológico é aquele que depende da nossa genética e por enquanto ainda é imutável, ou seja, aos 15 ou 20 anos de idade, você normalmente tem o corpo que seus genes determinaram, mas aos 40 anos você tem o corpo que merece. Daí para frente, vai depender de suas escolhas em relação aos hábitos de vida como aquilo que você come, se faz ou não exercícios físicos, como administra seu equilíbrio emocional e se cuida de sua saúde de forma preventiva, usando o que a medicina moderna tem a oferecer. O envelhecimento patológico ocorre a partir do momento em que as pessoas passam a aceitar que existem doenças próprias da velhice e se comportam de maneira passiva em relação à sua saúde.A partir do que foi colocado surge o conceito de idade cronológica e idade biológica. Qual a diferença? A idade cronológica não pode ser modificada e está registrada em seu documento de identidade enquanto que a idade biológica se refere ao estado de conservação de seu organismo. Portanto, essa idade pode ser mudada e/ou retardada desde que você passe a se alimentar de formaequilibrada, evitando gorduras saturadas e carboidratos refinados (de alto índice glicêmico), faça atividade física regular, pelo menos três vezes por semana, associando exercícios aeróbicos com musculação, cuide de seu bem-estar emocional e procure o auxílio da medicina preventiva. É fácil e até intuitivo aceitar que se deve comer bem e praticar exercícios, mas e o emocional, o que tem a ver com o envelhecimento?
Hoje em dia se sabe que o stress crônico, muito comum na vida das pessoas, leva a uma ativação exagerada da nossa glândula supra renal que produz excesso do hormônio cortisol. Esse hormônio favorece o ganho de peso, principalmente acúmulo de gordura abdominal e acelera o processo de envelhecimento. Quem é mais jovem? Uma pessoa de 48 anos ou uma de 70 anos?
A resposta correta é: depende da idade biológica, ou seja, é possível uma pessoa de 70 anos ter uma idade biológica de 55 anos e vice-versa. São vários os fatores que levam ao envelhecimento patológico e os principais são: dieta incorreta, stress, sedentarismo, estilo de vida inapropriado, desequilíbrio hormonal, desequilíbrio na bioquímica cerebral e formação excessiva de radicais livres.
Que desequilíbrio hormonal é esse? Na realidade, os nossos hormônios não caem porque envelhecemos, mas sim envelhecemos porque os hormônios caem. Daí a importância de se fazer uma avaliação clínica e laboratorial periódica minuciosa com o objetivo de se procurar ajuda médica através de uma modulação hormonal feita de forma criteriosa. Invista na sua idade biológica, pois não basta acrescentar anos à sua vida, mas sim vida a seus anos.
BEIJOS E NÃO ESQUEÇAM DE COMENTAR!!!
Escrito por kelbertaco
Queridas tenham um ótimo final de semana!!!
Vamos subir escadas!!!
Olá pessoal!
Agora que o inverno chegou, a preguiça de fazer atividade física chega junto com a temperatura baixa... mas não há desculpas para não fazer o corpo se mexer e ganhar saúde!
Basta uma simples ação: SUBIR ESCADA!!
É isso mesmo!!! E sabe porque??? Simples....
A escada é um meio prático para se exercitar e pode ser feita de maneira simples e seus progressos podem ser percebidos com a freqüência da utilização. Usar escadas é uma das ações cotidianas mais propícias para cumprir a recomendação de se fazer atividades físicas.
Os estudos mais recentes da medicina apontam que o sedentarismo é o fator mais perigoso para a saúde. Pior que a obesidade e o colesterol. Ficar em casa inativo aumenta o potencial do indivíduo de desenvolver doenças crônicas.
Usar as escadas é uma das formas mais econômicas e naturais de se fazer exercício sem ir à academia. Mesmo que no início exija um pouco de esforço, depois de algum tempo o "exercício casual" começa a ser prazeroso, melhorando a saúde dos ossos, do coração e do corpo em geral. Estes são alguns conselhos para realizar essa atividade, que pode consumir até o dobro de calorias de uma caminhada. Subir escadas pode representar um gasto de até 14 calorias por minuto.
Subir e descer escadas diariamente, sempre que for possível traz resultados físicos e benefícios à saúde. É importante fazer a maior quantidade de atividades "casuais" possíveis, como, por exemplo, usar as escadas em vez de utilizar elevadores e escadas rolantes.
Quando estiver cansado, suba as escadas devagar, equilibrando bem a respiração com o esforço. Não precisa ter pressa.
Ao utilizar as escadas, fique em posição ereta, sem se inclinar nem deslocar o peso do corpo para frente.
Portanto... esqueça o elevador e vá de escada!!!
Até mais!!
Escrito por kelbertaco às 23h54 [ (2) Vários Comentários ] [ envie esta mensagem ]
25/05/2010
COMO PASSARAM O FINAL DE SEMANA?
No sábado cuidei de mim, como escrevi no último post. Acordei cedo e fui caminhar num parque perto da minha casa o Ceret, pois só estava fazendo esteira na academia, foi muito gostoso, lá tem uma pista de 1.5k com descidas, partes planas e súbidas, dei 3 voltas nesse percurso, portanto caminhei 4.5km em 50 minutos. Depois passei numa frutaria tomei o meu suco desincoxicante, comprei algumas coisinhas na perfumaria, cheguei em casa fui tomar sol na piscina do prédio. Parecia que estava frio, mas no sol estava bem quente e deu p pegar uma corsinha. Em casa descansei um pouco c as pernas p cima. Mais tarde tingi meus cabelos, fiz as unhas e fui tomar um café c uma amiga. Nada de especial, mas são coisas que gosto de fazer e que me relaxam. Todas nós devemos fazer algo fora da rotina que nos dê prazer!Beijos e tenham uma ótima semana!!!
ESTICADINHA QUE FAZ A DIFERENÇA!!!
Acredite: reservar alguns minutinhos da manhã, para alongar o corpo, faz toda a diferença. Além de aliviar as tensões musculares, o exercício acorda a mente, facilitando o raciocínio.
Além disso, testes científicos mostram que, nesta hora, os músculos ficam cerca de 10% mais curtos do que em seu estado normal, após algum tempo de movimentação. Por isso, o ideal é dar aquela forcinha e ajudar o corpo a "acordar" também. O alongamento relaxa a musculatura, dissolvendo as tensões responsáveis pela dor. Ele também prepara o organismo para as atividades, apurando os reflexos, aumentando a concentração e a agilidade de raciocínio.
Então... vamos lá!!! Lembre-se amanha ao acordar e dar aquela esticadinha basica antes de pular da cama, ok??
Escrito por kelbertaco às
APROVEITE O FINAL DE SEMANA PARA SE CUIDAR...
Em casa mesmo vc pode se dar um dia de beleza. Eu adoro tirar um dia p cuidar de mim, faça isso tb a gente se sente bem e melhora a auto estima!
Em casa ou no salão, dê um trato nos cabelos, nas unhas, na pele, faça massagem corporal e td mais que vc puder fazer p se sentir bem, pois temos que estar bem conosco, para depois podermos cuidar do marido,filhos,casa e etc...Se n estivermos bem, td que fizermos vai sair "daquele jeito" o mesmo do nosso estado de espírito.
Anime-se, cuide-se, se ame, se dê valor, pois se nem vc fizer isso por vc, como vai querer que alguém lhe dê valor?
TENHA UM MARAVILHOSO FINAL DE SEMANA...FIQUE C DEUS E BJS!!!
APROVEITE TB ESSA MASSAGEM:
NADA COMO UMA MASSAGEM NO FINAL DO DIA!!!
Essa postagem é para um momento RELAX para cada um de nós... depois de um dia de trabalho, correria (principalmente nessa epoca!!), muita ginastica (que sei que estão fazendo!!!!)... uma massagem relaxante que você mesmo pode fazer ou... o seu parceiro (ou parceira)... que tudo fica bem melhor!!!!
Vamos lá, passo a passo:
1. Prepare-se
Escolha um lugar gostoso e instale-se entre almofadas. Certifique-se de que suas costas estejam bem apoiadas. Se quiser, use cremes ou óleos. Massageie um pé de cada vez e fique atento para não tensionar ombros e pescoço.
2. Com a mão na massa
Segure o pé inteiro e acolha-o carinhosamente. Usando toda a mão, amasse-o como se estivesse fazendo pão ou trabalhando argila. Explore toda a superfície e todos os seus cantinhos.
3. Além dos pés
Suba até o tornozelo. Com a mão inteira, movimente a articulação em todas as direções. Usando a ponta dos dedos, explore toda a região, das partes fofas às extremidades dos ossos. Percorra da parte inferior da perna até o calcanhar.
4. Serviço completo
Mexa as articulações dos dedos, separe uns dos outros, seja minucioso. Depois continue o trabalho pelo pé inteiro, apertando e amassando, principalmente os pontos doloridos. Confie na intuição e siga o caminho que as mãos encontram.
5. Costas e fôlego
Localize no mapa dos pés a região da coluna vertebral e explore-a com apertões e cutucadas. Depois encontre a área do plexo solar e do diafragma. Trabalhe de forma mais profunda, usando o polegar de um jeito firme, mas delicado. Concentre-se na respiração.
6. Sossegue
Sinta a sensação de relaxamento e aproveite. Esparrame-se entre as almofadas, descanse, massageie as mãos e faça o que seu corpo pede deixe-o quieto ou se espreguice, respirando fundo por alguns minutos.
Boa massagem!!! Bom descanso!!!
Escrito por kelbertaco às 00h25 [ (2) Vários Comentários ] [ envie esta mensagem ]
19/05/2010
Continuo na caminhada, tentando conseguir mais folego p conseguir ficar mais tempo nos trotes (corrida leve). Semana Passada estava fazendo 5k em 1hr, na Segunda-feira conseguir fazer 5k em 47 minutos e depois continuei caminhando mais de leve e completei 6.5k em uma hora. Ontem fiz musculação e hj voltei para "corrida" entre aspas né pq minha corrida é devagar,rs. Pensei que hj ia conseguir diminuir o tempo do 5k, mas não, fiz novamente em 47minutos e aí continuei caminhando rápido e fiz 7k em 1hr.
Vamos caminhar também meninas??? Pode ser na rua,esteira,num parque, na praia, caminhar devagar, rápido ou correr, não importa nada disso, o que importa é que vc comece a se mexer, se exercitar. Vai te fazer muito bem, manda o estress embora e ainda perde calorias!
Quem vai nessa???
Por que é necessário a atividade física?
Nesse artigo explica as razões da necessidade da prática de atividades físicas. Apesar de muitas pessoas terem a consciência que atividades físicas fazem bem ao corpo, a maioria não sabe ao certo as razões.A maioria das pessoas procuram na atividade física uma forma de ficarem mais bonitas, porém, além dessa vantagem, existem outros benefícios físicos reais. Portanto, para as pessoas que já praticam atividades físicas regularmente, considere a lista abaixo como um bônus ou incentivo a mais:
- fortalece os músculos, ossos, ligamentos, tendões
- melhora o sistema de imunização do corpo
- melhora a resistência e força, além de melhorar a auto-estima
- melhora a performance física
- melhora a tolerância à glicose
- melhora a circulação
- melhora a memória
- diminui o risco de doenças cardíacas
- diminui o risco de diabetes
- diminui o risco de câncer
- diminui a pressão sanguínea
- diminui o nível de colesterol
- diminui o risco de ataques cardíacos
- diminui o risco de osteosporose
- diminui o risco de artrite
- diminui a necessidade de medicação
- diminui o risco de contusões
- diminui o nível de gordura corporal
- ajuda a evitar problemas de sono
- reduz as chances de complicações pós-operatórias
- reduz a freqüência de doenças
- previne o mal de Alzheimer
- aumenta o metabolismo
- atenua os sintomas da menopausa
- gravidez mais saudável
- diminuem as chances de problemas no parto
- reduz os problemas de ovulação nas mulheres
Na próxima vez que sentirmos tentados a apenas nos sentar e assistir televisão, vamos lembrar que existem muitas razões de deixar o controle remoto de lado e ao invés disso, praticarmos alguma atividade física!
Que tal começar caminhando???
Obrigada pelas visitas e comentários eles são muito importante p mim, por isso antes de sair deixa seu comentário vai!?!?
Beijos e Fiquem c Deus!!!
Escrito por kelbertaco às 19h09 [ (6) Vários Comentários ] [ envie esta mensagem ]
16/05/2010
É VERDADE AGORA VOU FICAR MAIS PRESENTE AQUI NO MEU CANTINHO.
Estava com problemas no meu computer e estava usando o notebook do meu marido nos fds, agora já está td resolvido e vou poder escrever mais x, pois aqui sempre foi, é e será meu incentivo, onde encontro forças p continuar.
SEMANA QUE PASSOU: Continuei firme na academia, estou gostando muito de caminhar e correr na esteira,continuo fazendo 5km, sem conseguir correr muito, mas estou caminhando bem rápido na esteira e intercalando 3x da semana c a musculação. Nossa estou super empolgada c isso, qs todas revistas femeninas estão falando sobre caminhar, correr e eu vou seguir o Desafio de Corrida da Revista Boa Forma Vejam ai no link. Achei que está bem legal, fácil p quem quer começar e promete secar 10 quilos em 3 meses e ficar preparada p uma prova de 10km. Na revista Shape de Abril veio um Manual de corrida, muito completo, mas n achei o link da matéria no site deles.
Vamos meninas caminhar também, vejam algumas das vantagens:
- Não precisa gastar dinheiro c academia
- Manda o estress embora
- Perde calorias e ajuda muito no emagrecimento
- Deixa as pernas torneadas
- Ajuda diminuir e defenir o abdômem e com certeza ainda tem muitos outros benefícios.
E aí vai esperar o que p começar? Vamos embora nessa juntas?!?!
COPIEI ESSA ORAÇÃO DE UM BLOG, SE NÃO FOSSE DEUS ME AJUDAR, NÃO TERIA CONSEGUIDO!
PEÇA A DEUS ELE TE OUVIRÁ!!!
Deus criou todos os alimentos como fonte de vida,
não como meio de escravidão.
Senhor meu Deus, obrigado pela minha vida
e pelo corpo que o Senhor me deu.
Obrigado pela saúde e pelas coisas boas da vida.
Com a Tua ajuda, quero ter sabedoria e
domínio próprio para com minha alimentação.
Deus, tire de mim toda ansiedade,
insatisfação, medos ou fobias que muitas vezes
me levam a refugiar-me no comer exagerado.
Ajuda-me a ter o peso ideal para com minha altura.
Arranque de mim todo o descontrole emocional e alimentar.
Pai, eu quero ter um corpo sadio e uma mente
equilibrada para que o Senhor habite em mim
e que eu possa refletir o Teu Santo Espirito através da minha vida.
Liberte-me de toda obesidade, de todo descontrole hormonal,
equilibre o meu metabolismo e abençoe todo meu ser.
Em nome de Jesus,
Amém.
Deus criou todos os alimentos como fonte de vida,
não como meio de escravidão.
Senhor meu Deus, obrigado pela minha vida
e pelo corpo que o Senhor me deu.
Obrigado pela saúde e pelas coisas boas da vida.
Com a Tua ajuda, quero ter sabedoria e
domínio próprio para com minha alimentação.
Deus, tire de mim toda ansiedade,
insatisfação, medos ou fobias que muitas vezes
me levam a refugiar-me no comer exagerado.
Ajuda-me a ter o peso ideal para com minha altura.
Arranque de mim todo o descontrole emocional e alimentar.
Pai, eu quero ter um corpo sadio e uma mente
equilibrada para que o Senhor habite em mim
e que eu possa refletir o Teu Santo Espirito através da minha vida.
Liberte-me de toda obesidade, de todo descontrole hormonal,
equilibre o meu metabolismo e abençoe todo meu ser.
Em nome de Jesus,
Amém.
Beijos e Tenham uma semana Maravilhosa!!!
Poxa deixem um 1 comentário, me nego passar p outro post sem nenhuma mensaginha.
Sniff!!! 18/05/10 - 11:34hs
Escrito por kelbertaco às 14h16 [ (5) Vários Comentários ] [ envie esta mensagem ]
09/05/2010
FELIZ DIA DAS MÃES!!!
MENINAS...estou super firme na academia e essa semana me dediquei muito a corrida na esteira, li bastante sobre planos de corrida,orientações e os benefícios que são muitos. Estou fazendo 1hr de esteira. Caminho e vou acelerando a caminhada e depois vou p o trote que é a corridinha, mesmo assim n aguento correr muito, corro 3 minutos e volto a caminhar,mas a cada dia vou aumentando um pouquinho mais. Estou conseguindo fazer 5Km em uma hora, sei que n é rápido, mas está ótimo, estou adorando. Os 10 primeiros minutos são mais difíceis, depois que passa dos 20minutos, já estou tão aquecida q nem me sinto mais tão cansada, acho que já nem sinto mais nad, nem as pernas rs, e aí só paro qd completa 1hr. Ainda mais sabendo que após os 30 minutos o corpo começa a queimar gordura mais rápido, por isso que muitas pessoas falam que se deve fazer no minímo 30minutos na esteira.
Será que o estresse realmente engorda?
A dúvida é comum: mesmo sem comer de forma exagerada você está ganhando peso? Mas por que será que isso acontece?
A maioria das pessoas e até mesmo médicos e nutricionistas costumam dizer que são dois os fatores que levam às pessoas a ganharem peso: comer muito e se alimentar de forma errada. De alguns anos para cá, no entanto, vários estudos científicos publicados em revistas importantes demonstram que pessoas que sofrem de stress, angústia, ansiedade e depressão ganham peso mais facilmente.
Existem duas pequenas glândulas chamadas de suprarenais que, sob situação de stress, são estimuladas a produzirem alguns hormônios, entre eles o cortisol. Há muito tempo as pessoas sabem que quem usa remédio à base de cortisona costuma ganhar peso, mas só recentemente se descobriu que a quantidade desse hormônio está aumentando em pessoas que têm alterações emocionais.
Existem duas pequenas glândulas chamadas de suprarenais que, sob situação de stress, são estimuladas a produzirem alguns hormônios, entre eles o cortisol. Há muito tempo as pessoas sabem que quem usa remédio à base de cortisona costuma ganhar peso, mas só recentemente se descobriu que a quantidade desse hormônio está aumentando em pessoas que têm alterações emocionais.
STRESS O pior de tudo é que as pessoas que ganham peso devido ao stress tendem a acumular gordura na região abdominal, aumentando as chances de desencadear doenças como o diabetes, a pressão alta, infarto e derrame.
Além do cortisol, sabe-se que a serotonina, outro neurotransmissor - mensageiro que ativa o cérebro, também influência o comportamento alimentar. Quando encontrada em níveis baixos no cérebro, pode causar sintomas de tristeza e depressão, sem contar que aumenta a compulsão pela comida, principalmente de carboidratos. Algumas mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual (TPM), por exemplo, apresentam níveis baixos de seretonina durante esse período, o que pode transformá-las em verdadeiras chocólatras.
Mas o que fazer para evitar doenças como a depressão, síndrome do pânico e ansiedade que, assim como o estresse, também podem ser conseqüência da vida moderna e do fenômeno de globalização?
Em primeiro lugar é importante ter consciência de que estes são fatos reais e que devemos investir numa atividade física regular, pelo menos três vezes por semana. O exercício ajuda a aumentar naturalmente os níveis de seretonina do organismo. Técnicas como a ioga e meditação ajudam a baixar e até mesmo controlar o stress, melhorando a nossa qualidade de vida. Dormir bem também é fundamental, bem como procurar dedicar mais tempo à família e aos amigos.
Para os casos mais graves, hoje já existem medicamentos que podem auxiliar no tratamento. Porém, eles só devem ser ingeridos mediante prescrição e acompanhamento médico.
Além do cortisol, sabe-se que a serotonina, outro neurotransmissor - mensageiro que ativa o cérebro, também influência o comportamento alimentar. Quando encontrada em níveis baixos no cérebro, pode causar sintomas de tristeza e depressão, sem contar que aumenta a compulsão pela comida, principalmente de carboidratos. Algumas mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual (TPM), por exemplo, apresentam níveis baixos de seretonina durante esse período, o que pode transformá-las em verdadeiras chocólatras.
Mas o que fazer para evitar doenças como a depressão, síndrome do pânico e ansiedade que, assim como o estresse, também podem ser conseqüência da vida moderna e do fenômeno de globalização?
Em primeiro lugar é importante ter consciência de que estes são fatos reais e que devemos investir numa atividade física regular, pelo menos três vezes por semana. O exercício ajuda a aumentar naturalmente os níveis de seretonina do organismo. Técnicas como a ioga e meditação ajudam a baixar e até mesmo controlar o stress, melhorando a nossa qualidade de vida. Dormir bem também é fundamental, bem como procurar dedicar mais tempo à família e aos amigos.
Para os casos mais graves, hoje já existem medicamentos que podem auxiliar no tratamento. Porém, eles só devem ser ingeridos mediante prescrição e acompanhamento médico.
AH...POR FAVOR ANTES DE SAIR DEIXE SEU COMENTÁRIO!
BOA SEMANA E FIQUEM COM DEUS...BEIJOS!!!
Escrito por kelbertaco às 22h09 [ (8) Vários Comentários ] [ envie esta mensagem ]
02/05/2010
Lindonas, Td bem com vcs?
Eu contei em um dos meus posts que tinha engordado 5 quilos e tava difícil de eliminar, andava até desanimada e triste. Isso td tem muito haver com nosso estado emocional, se não estamos bem emocionalmente e temos tendência a engordar, rapidamente ganhamos alguns quilos. Devemos tomar atitudes para mudar nosso estado emocional, seja ajuda c terapia, igreja, academia,o que for precisamos de ajuda, pois o emocional pode acabar c a gente. Faz 2 semanas que reagi, entrei na academia, voltei a ir a igreja. Semana passada já contei que eliminei 2 quilos e essa sema foi mais 1, fora que estou bem melhor, mais animada, mais alegre e com mais força p enfrentar as dificuldades da vida. Façam o mesmo, procure ajuda, tenha Fé em Deus e você vai conseguir!!!
Quem é que nunca tentou uma dieta para emagrecer, conseguiu e depois de um tempo percebeu que o peso voltou a ser o mesmo ou até superior ao que era antes de emagrecer?
Quais são os fatores que levam a pessoa a voltar a engordar?
Por que há gordos e magros?
Quais são as causas da obesidade?
2% da população de obesos tem problemas glandulares, 8% possuem distúrbios do pâncreas, 30% tem hábitos alimentares errados e cerca de 60% são obesos devido a conflitos emocionais.
Os primeiros 10% da população de obesos deve ser tratada por um médico endocrinologista já que, devido aos distúrbios orgânicos, a pessoa sempre voltará a engordar enquanto não corrigir o problema.
Vamos falar dos 90% restantes, começando pelos 30% que são gordos por hábitos alimentares errados.
Vamos falar dos 90% restantes, começando pelos 30% que são gordos por hábitos alimentares errados.
O hábito é a segunda natureza do homem!
Infelizmente, ninguém nos ensina a comer!
Aprendemos a comer por tentativa e erro: esta comida é gostosa, aquela é horrível e assim por diante. Seguimos os hábitos alimentares de nossos pais( nem sempre corretos).
Além disso, por desconhecermos as necessidades do nosso corpo (em termos de nutrientes), comemos de forma desequilibrada e irregular, gerando uma ansiedade do próprio corpo em querer que você forneça a ele os nutrientes adequados, provocando aquela "gula" insaciável: você come sem parar e nunca se sente saciado uma vez que , com certeza, não forneceu o alimento certo para o seu organismo (e o corpo "ordena" que você continue comendo na expectativa de que você vá fornecer o que ele está necessitando!).
Aprendemos a comer por tentativa e erro: esta comida é gostosa, aquela é horrível e assim por diante. Seguimos os hábitos alimentares de nossos pais( nem sempre corretos).
Além disso, por desconhecermos as necessidades do nosso corpo (em termos de nutrientes), comemos de forma desequilibrada e irregular, gerando uma ansiedade do próprio corpo em querer que você forneça a ele os nutrientes adequados, provocando aquela "gula" insaciável: você come sem parar e nunca se sente saciado uma vez que , com certeza, não forneceu o alimento certo para o seu organismo (e o corpo "ordena" que você continue comendo na expectativa de que você vá fornecer o que ele está necessitando!).
Exemplo: seu corpo está carente de vitaminas e sais minerais e provoca a "gula": ao invés de você comer frutas ou uma salada, ingere bolachas, salgadinhos ou doces( alimentos ricos em carbohidratos ) e a "gula" persiste porque você não ingeriu os nutrientes exigidos.
Você é de origem italiana ou judia?
Se for, sabe muito bem que as "mamas" só ficam felizes se comermos muito! E que nestas famílias come-se o tempo todo e que tudo é motivo para se comer! E o cardápio é constituído por alimentos altamente calóricos e engordativos!
Na nossa sociedade, comemora-se tudo com comida! Encontros, casamentos, aniversários, visitas, cinema, passeios, em todas as situações o alimento está presente de forma marcante! Quem nunca ouviu alguém dizer: "hoje eu vou a uma festa, vou fazer jejum o dia todo para comer na festa tudo o que eu tenho direito e até um pouco mais?" Ou ainda: "eu vou ao Shopping só para comer naquele fast food!"
Temos hábitos alimentares da época em que vivíamos do trabalho no campo, onde era necessária a ingestão de grande quantidade de alimentos altamente calóricos para que pudéssemos ter energia suficiente para podermos plantar, colher, etc... Hoje em dia, vivemos em cidades onde nosso gasto energético é ínfimo, mas a alimentação continua a mesma... Conseqüência: engordar!
Os conflitos emocionais: 60% dos obesos!
Um exemplo de como o alimento possui um forte componente emocional começa na infância: imagine um bebê no berço que chora porque está incomodado com uma luz forte que o impede de abrir os olhos. A mãe vem correndo com uma mamadeira enorme dizendo que o bebê está chorando porque está com fome (para a mãe qualquer choro do bebê é sinal de fome!). O bebê suga toda a mamadeira, fica prostrado e com uma sensação física muito agradável pela ingestão exagerada de alimento e passa a associar que quando está incomodado com algo é só comer que o problema desaparece! E continua neste comportamento pela vida afora, toda vez que se sentir incomodado com algo...
Outro exemplo: quem é que nunca ouviu da mãe que se comesse tudo seria uma criança boazinha ou que o irmão dela é mais querido pela mãe porque sempre come tudo(com fome ou sem fome)?
Passamos a associar amor e afeto com comida: "se eu comer tudo, a mamãe vai gostar mais de mim"...
Mais um exemplo: uma pessoa que morre de medo de viajar de avião: ingere muitas bebidas alcoólicas ou calmantes, fica bêbado ou sedado e, aparentemente, supera o seu medo (é como se seu conflito houvesse desaparecido!).
Mais um exemplo: uma pessoa que morre de medo de viajar de avião: ingere muitas bebidas alcoólicas ou calmantes, fica bêbado ou sedado e, aparentemente, supera o seu medo (é como se seu conflito houvesse desaparecido!).
Sempre que há algum conflito emocional (ansiedade, tensão, agitação, solidão, tédio, carências, perdas - de namorado, marido, de emprego, etc..., planos que não dão certo, excesso de obrigações, falta de lazer, privações ou outros conflitos), é natural que se busque uma forma de acabar com este conflito - ninguém gosta de ficar sofrendo! Só que a forma que procuramos para acabar com ele nem sempre é satisfatória.
Alguns exemplos: beber, ingerir calmantes, drogar-se, criar manias, brigar, isolar-se, comer! O problema não desaparece, apenas fica em segundo plano, fora da consciência por um certo tempo, retornando com toda força depois, levando a pessoa a buscar novamente o alívio temporário!
Esse círculo vicioso não tem fim porque o conflito não é resolvido, apenas sufocado!
Outro fator que leva à ingestão exagerada de alimentos é a falta de prazeres e de coisas boas acontecendo na vida!
Outro fator que leva à ingestão exagerada de alimentos é a falta de prazeres e de coisas boas acontecendo na vida!
Observe que o gordo é uma pessoa aparentemente feliz, sem problemas, que está sempre rindo e brincando! Na realidade, ele está abarrotado de serotonina, uma substância secretada no organismo pela ingestão maciça de alimentos e que é responsável pela sensação de prazer, alegria e bem estar!
E o gordo fica cada vez mais gordo justamente porque acaba trocando muitos prazeres da vida pelo prazer de comer: porque chama muito a atenção, não vai à praia, clube ou caminha pela rua; não consegue namorar porque ninguém deseja um gordo(é assim que ele pensa e que a mídia enfatiza);priva-se de sair também porque seu excesso de peso é um fardo para carregar, não tem roupas agradáveis e na moda para usar ou os lugares não acomodam bem os gordos( as cadeiras são pequenas e frágeis demais para eles, por exemplo).
Como se pode verificar, existe uma gama enorme de fatores que provocam a obesidade. Quando se come para abafar um conflito, este não é resolvido e outro conflito aparece: o aumento de peso! E a ansiedade leva à uma ingestão maior de alimentos, provocando um aumento de peso cada vez maior!
E cada prazer que é eliminado de sua vida é substituído por comida: a conseqüência é comer cada vez mais uma quantidade maior de alimentos e engordar cada vez mais!!!
Para emagrecer é preciso que se investigue a fundo esse fatores!
E, principalmente, aprender a lidar com os conflitos da forma adequada!
BEIJOS
Escrito por kelbertaco
Acelere seu metabolismo e Boa Semana!!!
Metabolismo e emagrecimento
Boa parte das pessoas que luta contra os ponteiros da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo 'lento demais' pela dificuldade de emagrecer. De fato, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. Saiba porque isso acontece e aprenda como é possível acelerar o metabolismo, eliminando mais calorias e mantendo a boa forma.
O que é metabolismo?
Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando. Para que as pessoas mais leigas possam entender esse conceito, podemos dizer numa linguagem mais clara e objetiva que metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo. O metabolismo divide-se em anabolismo (conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores) e catabolismo (conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores).
Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos. Ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo.
O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Dessa forma, existem pessoas que dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras. É por isso que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam de jeito nenhum, enquanto outros lutam para perder alguns quilos a mais.
Fatores que afetam o metabolismo
Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de outros fatores que listamos a seguir. Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo, observando esses fatores:
1º) Tecido muscular - Quanto mais músculos você tem, maior e mais veloz é o gasto calórico, independente do seu nível de atividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecido vivo e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia.
2º) Alimentação - O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, uma vez que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada. O açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão de outros alimentos e enganando o cérebro, que sinaliza com mais fome em pouco tempo. Isso também vale para as farinhas de trigo brancas (refinadas) utilizadas no preparo de pães, bolos e massas. Os alimentos gordurosos também devem ser controlados, mas é importante não reduzi-los em demasia, uma vez que a deficiência desse nutriente diminui a produção de certos hormônios, levando à diminuição do metabolismo. Utilize em suas refeições gorduras que fazem bem para a saúde provenientes de nozes, castanhas e azeite de oliva.
3º) Freqüência das refeições - O tempo entre uma refeição e outra é muito importante. Quanto maior o tempo, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Quando pulamos refeições, ficando muito tempo sem comer, o corpo procura obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).
4º) Atividade física - Praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação acelera o metabolismo. Além disso, o exercício regular ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar. É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua, e que a alimentação seja adequada ao gasto calórico.
5º) Água -A maioria das funções do corpo acontecem na presença de água. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo. Por isso, beba pelo menos 8-10 copos por dia.
6º) Sexo - O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres. Por isso é importante que as mulheres não deixem de praticar uma atividade física, que ajude no desenvolvimento de massa muscular.
7º) Idade - A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, contudo pesquisas indicam que isso ocorre pelo fato das pessoas tornarem-se mais sedentárias, o que acarreta uma perda gradual de massa muscular. Por isso, é importante que haja um controle alimentar e prática regular de atividade física.
8º) Temperatura ambiente - Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.
Acelere o seu metabolismo
Para acelerar o metabolismo é importante fracionar as refeições 5-6 vezes ao dia (o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições), comer devagar, mastigando bem os alimentos e reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas. Alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras) levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo. A prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos (caminhada, natação, ciclismo, esteira, bicicleta, ajuda muito. A taxa metabólica aumenta 25% durante 12 a 15 horas após os exercícios aeróbicos intensos.
Não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajuda a acelerar o metabolismo. Quando se faz uma dieta para emagrecer, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), e quanto menor a ingestão calórica diária, menor será o metabolismo, pois o organismo vai interpretar essa situação como uma ameaça. A depressão do metabolismo basal com dietas sem orientação e/ou acompanhadas com inibidores de apetite leva o organismo a reagir com mecanismos de preservação de calorias e a conseqüência é a dificuldade de se perder gordura corporal, além do risco de desenvolvimento de cálculos na vesícula. Por isso, a dieta deve ser equilibrada do ponto de vista nutricional e as calorias oferecidas devem ser compatíveis com a necessidade individual de cada pessoa, caso contrário o programa de emagrecimento será um verdadeiro fracasso. O ideal é fazer de cinco a seis pequenas refeições diárias e reduzir a ingestão calórica, calculando uma perda de peso de até 500g por semana, de forma segura e com bons resultados a longo prazo.
Não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajuda a acelerar o metabolismo. Quando se faz uma dieta para emagrecer, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), e quanto menor a ingestão calórica diária, menor será o metabolismo, pois o organismo vai interpretar essa situação como uma ameaça. A depressão do metabolismo basal com dietas sem orientação e/ou acompanhadas com inibidores de apetite leva o organismo a reagir com mecanismos de preservação de calorias e a conseqüência é a dificuldade de se perder gordura corporal, além do risco de desenvolvimento de cálculos na vesícula. Por isso, a dieta deve ser equilibrada do ponto de vista nutricional e as calorias oferecidas devem ser compatíveis com a necessidade individual de cada pessoa, caso contrário o programa de emagrecimento será um verdadeiro fracasso. O ideal é fazer de cinco a seis pequenas refeições diárias e reduzir a ingestão calórica, calculando uma perda de peso de até 500g por semana, de forma segura e com bons resultados a longo prazo.
BJS!!!
Escrito por kelbertaco
Dicas de motivação para emagrecer
Como a pessoa pode estar sempre motivada para agir em seu benefício e das pessoas que a cercam? Como superar as dificuldades próprias da vida?A resposta é bem conhecida: a pessoa deve estar preparada para transpor os obstáculos e conquistar os seus objetivos. Essa resposta parece simples, mas na verdade não é. Há inúmeros fatores intelectuais e emocionais que influenciam a motivação e que impulsionam ou não a pessoa a agir adequadamente a seu favor. 1- A maneira como cada indivíduo lida com suas emoções dificulta ou favorece a sua capacidade de pensar, de superar os seus problemas e de alcançar os seus objetivos. A imagem que cada um tem de si mesmo regula a energia interior necessária para as ações. |
Quando alguém se considera incapaz de fazer algo, fica muito difícil fazê-lo. Muitas pessoas desanimam facilmente, pois o desânimo tem grande poder de sedução e o derrotismo e o vitimismo podem ser tentadores.
2- Durante a vida fazemos nossas escolhas e cometemos erros e acertos. Quanto mais escolhas fizermos e nos responsabilizarmos por elas, mais capacitados ficaremos para agir corretamente. Quanto mais culparmos os outros por nossas escolhas erradas, menos autônomos e mais dependentes seremos. Manter vínculos com pessoas capazes de dar apoio e estímulo para novas conquistas pode ajudar na superação dos problemas, mas não se deve esperar que façam o papel de tábua de salvação. Cada pessoa deve encontrar a melhor solução para si mesma. O auto-conhecimento é a base para qualquer mudança de vida e muitas vezes a ajuda de um psicólogo pode facilitar esse processo.
3- A psicologia tomou emprestado da física o conceito de resiliência, que é a capacidade de um material resistir a impactos sem quebrar, para explicar a capacidade que algumas pessoas possuem de lidar com problemas e impulsionar sua vida quando confrontadas com adversidades. As pessoas que superam as próprias fraquezas e buscam forças para atingir seus objetivos constituem um exemplo de alta resiliência.
| Toda tentativa de mudança pode produzir insegurança, medo e desejo de manter a rotina já estabelecida. Não adianta a pessoa reclamar do destino, ao invés de tentar mudar e começar algo novo. Se nada for feito, a tendência é de maior agravamento dos problemas dia após dia, podendo surgir sintomas de angústia, depressão, úlcera, labirintite e outros distúrbios psicossomáticos. |
4- Por que muitas pessoas obesas ou com sobrepeso têm tanta dificuldade em perder peso? Porque provavelmente repetem práticas comportamentais e emocionais que dificultam o emagrecimento. De forma simplificada, podemos dizer que essas pessoas ficam presas num círculo vicioso que as impede de atingir seus objetivos. Por isso é importante reagir, começar agora a mudar a situação indesejada: estudar, trabalhar, cuidar da saúde, estabelecer relações prazerosas, adquirir novos hábitos de vida, organizar-se.
Para liberar a energia necessária para a realização de um objetivo, a verdadeira motivação deve ter origem numa necessidade interior, vinda da própria pessoa. A tentativa de realizar expectativas ou sonhos alheios não funciona. Só é possível comprometer-se com objetivos se eles forem pessoalmente desejados.
5- O emagrecimento duradouro não combina com alimentação sem prazer ou com guerras diárias contra o desejo e a gula. Por isso, a perda de peso ou a manutenção do peso desejado é acima de tudo um processo contínuo, através do qual a pessoa incorpora hábitos saudáveis progressivamente, os quais deverão ser mantidos de forma consciente e prazerosa.
Todos os que estão sem motivação para adotar um estilo de vida mais saudável, devem parar para pensar e reconhecer que a reeducação alimentar e a rotina de exercícios físicos são escolhas que trarão grande bem-estar físico e mental. Ao sentir os benefícios da mudança de comportamento, farão a si mesmos a pergunta: como eu
podia viver daquela forma?
andreia caetano
piumhi /mg