CLIQUEM E SIGAM . NOVIDADES SEMPRE....

sexta-feira, 1 de maio de 2009

PERIODO FERTIL E TABELINHA

Período Fértil e Tabelinha


O período fértil corresponde à época da ovulação, isto é, o momento em que um dos ovários libera um óvulo, que vai ser fecundado pelo espermatozóide. Isso ocorre cerca de 14 dias antes da menstruação. Se o espermatozóide encontrar o óvulo e fertilizá-lo, a gravidez acontece

Neste caso, imediatamente ocorrem intensas modificações em todo o organismo, que podem ser sentidas como sensações de inchaço, náuseas, vômitos. Dentro do útero ocorrem também alterações que são importantes para que o ovo recém-fecundado possa ali se fixar e se desenvolver. Por essa razão, durante a gravidez a menstruação desaparece. Caso não ocorra gravidez, nada disso acontece. Dentro do útero são frustradas as mudanças e o óvulo é eliminado - a mulher menstrua.

Após o término da menstruação todo o ciclo recomeça. Inicia-se nova fase na qual, no interior do ovário começa a amadurecer outro óvulo, que estará pronto para "ser ovulado" após duas

semanas



Tem-se então, no ciclo menstrual, duas fases:


1ª. A primeira é aquela que vai da menstruação até a ovulação. A duração desta fase é variável, pois depende de quanto tempo o óvulo leva para amadurecer - aproximadamente 14 dias (às vezes mais, às vezes menos).

2ª. A segunda fase vai da ovulação até a menstruação seguinte e não varia: quase sempre dura 14 dias .

Conclui-se que o ciclo menstrual normal pode variar, mês a mês (25 a 35 dias, aproximadamente), dependendo da duração da primeira fase do ciclo.
Outra informação importante é a de que o período fértil se estende dois dias antes e dois dias depois da ovulação, porque o espermatozóide pode durar no organismo feminino por cerca de 48 horas após a relação sexual.


Agora, resta a pergunta: levando-se em conta a variação da primeira fase do ciclo, como determinar exatamente o momento da ovulação? A maneira é calcular a duração de todos os ciclos (entre o início de uma menstruação e o início da seguinte), mês a mês, durante um ano - é a famosa "tabelinha".

Consideram-se os intervalos do ciclo mais longo e do mais curto. Por exemplo, suponhamos que, em um ano, o ciclo mais curto tenha sido de 26 dias e o mais longo de 32 dias.
1º. Para determinar o início do período fértil, utiliza-se o ciclo mais curto e se descontam 14 dias (segunda fase) e, como garantia, mais 2 dias:


26 dias - 14 dias - 2 dias = 10º dia = início do período fértil .

2º. Para determinar o fim do período fértil, utiliza-se o ciclo mais longo, descontam-se 14 dias e se aumentam mais 2 dias: 32 dias - 14 dias + 2 dias = 20º dia = fim do período fértil .
Assim, os dias em que há menor chance de ocorrer gravidez são: do 1º dia da menstruação até o 10º dia e do 20º dia do ciclo até o início da menstruação seguinte.
Por segurança, prolonga-se o período fértil em dois dias (no exemplo, do 9º ao 21º dia), pois o óvulo permanece "fertilizável" por 6 a 12 horas.


A eficácia deste método varia de 60 a 80%; para comparação, a da pílula é de 98 a 99%.

Dr. Irineu Wajntraub - Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP




10 MOTIVOS DA MENSTRUAÇAO ATRASAR

Atraso da Menstruação


Nada gera mais medo no coração de uma mulher como uma menstruação atrasada, a menos que ela esteja tentando engravidar. Estou grávida? Gravidez é a primeira coisa que pensamos quando a nossa menstruação atrasa. Mas estar grávida não é a única razão pela qual sua menstruação pode atrasar.

Aqui estão os 10 motivos mais comuns de uma menstruação atrasada:


1. Estresse O estresse pode afetar muitas coisas em nossas vidas, incluindo os nossos períodos. Às vezes, estamos tão estressadas que o nosso organismo produz hormônios que travam o sangramento. Consultar com o seu médico pode ajudá-la a descobrir o que você precisa fazer para relaxar e voltar à normalidade.


2. Doença Uma doença súbita, ou até mesmo um pouco mais demorada pode provocar atrasos na menstruação. Isto é geralmente temporário.


3. Mudança de Horários Alterações de horários podem por o relógio do seu corpo de cabeça para baixo. Isto é particularmente verdade se você passa dias e noites no trabalho ou vice-versa.


4. Mudança de Medicamentos Talvez você esteja usando um novo medicamento e acabou por ter a menstruação atrasada. Certifique-se de falar com o seu médico sobre esse efeito colateral. É muito comum com alguns métodos de controle de natalidade.


5. Acima do Peso Estar muito acima do peso pode hormonalmente confundir seus ciclos e até mesmo detê-lo. A maior parte das mulheres volta à normalidade e fertilidade com a perda de algum peso.


6. Abaixo do Peso Se você não tem gordura corporal suficiente você não terá períodos regulares, às vezes eles podem até nem vir. Isto é chamado de amenorréia. Normalmente, um ganho de peso vai ajudar você a voltar ao normal. Esta é uma causa freqüente em mulheres que trabalham ao extremo ou são atletas profissionais.


7. Erro de Cálculo

O ciclo menstrual varia de mulher para mulher. Enquanto dizemos que a duração média do ciclo menstrual é de 28 dias, isso não é verdade para todas. Às vezes achamos que nosso período está atrasado quando na realidade nós simplesmente calculamos errado. Se você tem ciclos menstruais irregulares, mas sabe quando ovula, o seu período será em cerca de duas semanas depois da ovulação. Isso pode ajudar você a manter um controle de seus períodos mais facilmente.


8. Perimenopausa
Perimenopausa é o período de tempo em que você está fazendo a transição de uma idade reprodutiva para uma idade não reprodutiva. Seus períodos podem ser leves e pesados, mais freqüente ou menos freqüente - mas na maioria dos casos apenas normais. Se não quiser engravidar, não esqueça de continuar a usar controle de natalidade, porque você ainda está susceptível de ser fértil pelo menos parte do tempo.


9. Menopausa

A menopausa é quando você chega ao ponto de sua vida onde não ovula ou menstrua mais. A menopausa pode ser um acontecimento natural da vida ou pode acontecer cirurgicamente através de histerectomia ou por meio de produtos químicos, como quimioterapias.


10. Gravidez Finalmente!

Sim, o seu período atrasou porque você está grávida! Um simples teste gravidez normalmente pode ajudá-la a determinar se seu período está atrasado por estar grávida ou não. Testes de gravidez de urina e exames de sangue procuram pelo hormônio HCG.

SINTOMAS DA GRAVIDEZ



Quando a mulher engravida,

seu corpo inicia uma série de transformações para facilitar a interação entre o metabolismo da mãe e do bebê.


Devido às grandes transformações a mulher passa a sentir sintomas como:


usência da menstruação
- enjôos e vômitos
- sensibilidade e inchaço nas mamas
- hiperpigmentação das aréolas
- fadiga
- sangramento
- necessidade excessiva de urinar
- aparição de estrias principalmente no abdômen, nádegas e seios
- dificuldades respiratórias
- aceleração dos batimentos cardíacos
- azia
- câimbras, outros.
Dentre todos os sintomas citados acima o que mais indica a gravidez é a ausência de menstruação. O escurecimento das mamas também é considerado um importante sintoma da gravidez.
Sintomas da Gravidez na Primeira Semana
Os sintomas da gravidez que aparecem geralmente na primeira semana são: seios doloridos e inchados, cansaço e sonolência, escurecimento dos mamilos.
Teste de Gravidez Caseiro





Os testes de gravidez caseiro medem geralmente a quantidade de um hormônio chamado luteinizante na urina. É um teste qualitativo, mede a quantidade de hormônio mas não garante se a mulher está grávida ou não. O teste de sangue é ainda a melhor forma de saber se você está grávida ou não. O mais indicado é sempre procurar um médico.




MENSTRUAÇAO ATRASADA

Nem sempre quando sua menstruação está atrasada é sinônimo de gravidez.

Muitas mulheres têm sua menstruação desregulada,

e nem por isso estão grávidas,

para elas às vezes vêem duas fezes ao dia e até meses sem vir.


Isso pode ser considerado um problema hormonal,

que é resolvido muitas vezes com o começo da utilização de pílulas anticoncepcionais.

Se caso ocorrer uma menstruação atrasa e você nunca teve esse tipo de problema?

O melhor é procurar um médico.

Assim você tira suas dúvidas e se informa sobre todas as ocorrências de seu corpo.

Agora se você teve alguma relação sexual sem preservativos e não tomou nenhum medicamento especializado,

e em seguida sua menstruação atrasou, minha amiga você pode estar esperando um bebê, se informe e cuide-se!obre menstruação atrasada

PORQUE OCORRE A MENSTRUAÇAO?

E por falar em menstruação.....

por queNós, mulheres, somos seres regidos por hormônios.

E pior, de uma forma cíclica, ou seja, todo mês apresentamos um sobe-desce de hormônios, tudo com a finalidade de preparar nosso corpo para uma possível gravidez.

A menstruação regular é a prova viva de que nosso sistema reprodutivo,

tanto a parte anatômica quanto hormonal, está funcionando muito bem.

Então vamos entender como tudo acontece....

Logo que termina a menstruação, a hipófise, que é uma glândula que se encontra no nosso cérebro, produz hormônios (FSH e LH) que vão estimular o ovário a produzir estrogênio.

O estrogênio estimula o endométrio, fazendo-o crescer a cada dia do ciclo. Ao mesmo tempo, no ovário, dentre milhões de óvulos candidatos à ovulação, um deles se destaca e começa a crescer dentro de um folículo (que é um cisto líquido que envolve o óvulo),

até o seu completo amadurecimento, que se dá por volta do 14º dia do ciclo.

Adivinhou o que acontecerá em seguida?

Isso mesmo, estamos prontas para ovular!

Mais uma descarga hormonal da hipófise: uma super-dose de LH e pronto: ovulamos!

Variações hormonais da ovulação se refletem no nosso corpo e você já deve ter notado isso:

nosso muco vaginal fica bem claro, parecendo uma clara de ovo e, às vezes, sentimos uma dor em um dos lados da pelve (o líquido que sai do folículo quando ele se rompe para ovular pode irritar a barriga e causar a famosa “dor do meio”).

O folículo que se rompeu se transforma em um outro tipo de estrutura, chamada corpo lúteo. A partir daí, o corpo lúteo produz progesterona. Este hormônio vai agir no endométrio, que está bem proliferado, fazendo com que suas glândulas cresçam, a fim de que o endométrio fique preparado para receber um futuro bebê.

Se houver fecundação, o embriãozinho vai logo ocupar a sua “casinha” e crescer ali.

Por isso, quando a menstruação atrasa, só se deve descartar uma gravidez após a realização de testes específicos. Mas se não há embrião, todo aquele esforço da hipófise, do ovário e do endométrio foram em vão, e o corpo lúteo, que dura somente 14 dias,



pára de produzir a progesterona. Sem progesterona, o endométrio fica sem sustentação e descama – daí vem a menstruação. A queda da progesterona e a subida dos níveis de estrogênio se refletem no nosso corpo também, e vêm logo os indesejáveis sintomas do período pré-menstrual. Mas isso só acontece com mulheres que não estão tomando anticoncepcionais. Quando usamos contraceptivos, bloqueamos a liberação de FSH e LH na hipófise e, consequentemente, a ovulação.

Com isso, as variações hormonais não acontecem e ficamos sujeitas somente à ação dos hormônios das pílulas, sem apresentar essa característica de sobe-desce.

E pode acontecer de não haver menstruação usando métodos hormonais, o que não indica e nem causa nenhum problema de saúde, ok? Ficou bem claro?

Vamos ficar atentas aos nossos ciclos e à nossa saúde. Conhecimento é importante para sabermos o que pode ou não ser normal, e assim procurarmos ajuda especializada quando alguma anormalidade ocorrer, certo?

ela ocorre??

MULHER X HOMEM

A eterna guerra entre os sexos


Cada sexo tem suas necessidades específicas na hora de praticar atividades físicas.

É necessário entender que os metabolismos são diferentes, e por isso existem variações no preparo alimentar, psicológico e no potencial de força física feminino e masculino. Foto: Ana Caroline de Lima/RRJ


A “guerra” entre masculino e feminino foi travada há muito tempo..Mas a cada dia surgem mais dúvidas para aumentar a discussão: até que ponto o desempenho físico de homens e mulheres é parecido?


É necessário entender que os metabolismos são diferentes, e por isso existem variações no preparo alimentar, psicológico e no potencial de força física feminino e masculino.


Cada sexo tem suas necessidades específicas na hora de praticar atividades físicas.Segundo a nutricionista Alessandra Nunes, a dieta feminina deve ser menos calórica. “As mulheres têm 10% a mais de percentual de gordura corporal. Por isso, enquanto os homens precisam de mais energia, elas precisam de nutrientes específicos, como o cálcio e o ferro.”

Já o que determina a quantidade de carboidratos e proteínas é a modalidade esportiva a ser praticada. “Esportes como musculação e natação requerem um aumento de ingestão de gorduras, independentemente se a pessoa é homem ou mulher”, explicou Alessandra.

A nutricionista diz que os homens são, em média, 30% mais fortes, sendo que, na parte superior do corpo, a diferença pode chegar a até 55,8% a mais do que a força das mulheres. “O principal motivo para isso é que o desenvolvimento da força física é associado à testosterona, principal hormônio ligado ao ganho de massa muscular e à diminuição da gordura corporal”,

disse Alessandra. O homem produz de 20 a 30vezes mais testosterona do que a mulher por dia.
TEMPO PARA MALHAR- A prática de esportes como forma de driblar a TPM( Tensão pré-menstrual) unanimidade entre os profissionais do esporte e saúde. O psicólogo esportivo Leonardo Griffo afirma que fazer exercícios físicos reduz a TPM em até 50% das mulheres.
O psicólogo conta que, ao fazer alguma atividade física, a produção de serotonina, substância que provoca sonolência e combate a dor, e da endorfina, conhecida como hormônio anti-estresse, é ativada. “Conforme os músculos se contraem, a circulação do sangue aumenta, diminuindo o inchaço típico desse período”, afirmou.


Muitos homens não concordam que as mulheres ficam fracas durante a TPM.Muito pelo contrário. Letícia Soares pratica vôlei há cinco anos. Mas seu marido acha que a esposa fica mais forte nessa época. “As pessoas dizem que as mulheres ficam mais delicadas na TPM, mas eu discordo. A força da Letícia triplica nesse período”, declarou. Ainda assim, existem alterações significativas de performance esportiva.


Durante a menstruação, cerca de 450 ml de sangue são perdidos por dia. Como o desempenho físico está diretamente ligado à perda dos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte das moléculas de oxigênio, os músculos trabalham com força reduzida.
Por isso a ingestão de água deve ser contínua. A preparadora dá a dica: “Muitas pessoas acham que só podem tomar água após os exercícios físicos. Isso é mito. É necessária a ingestão de água antes, durante e depois”.


Para sentir os benefícios da atividade física, a mulher precisa ir à luta. “O grande problema é que a mulher é um hormônio em forma de gente. Então, na época pré-menstrual, ela tende a ficar mais irritadiça e deixar o esporte pra depois”, explicou Milena.

Minha lista de blogs

Marcadores

Powered By Blogger

oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

ola pessoal espero que gostem do blog.......