CLIQUEM E SIGAM . NOVIDADES SEMPRE....

sexta-feira, 1 de maio de 2009

PORQUE OCORRE A MENSTRUAÇAO?

E por falar em menstruação.....

por queNós, mulheres, somos seres regidos por hormônios.

E pior, de uma forma cíclica, ou seja, todo mês apresentamos um sobe-desce de hormônios, tudo com a finalidade de preparar nosso corpo para uma possível gravidez.

A menstruação regular é a prova viva de que nosso sistema reprodutivo,

tanto a parte anatômica quanto hormonal, está funcionando muito bem.

Então vamos entender como tudo acontece....

Logo que termina a menstruação, a hipófise, que é uma glândula que se encontra no nosso cérebro, produz hormônios (FSH e LH) que vão estimular o ovário a produzir estrogênio.

O estrogênio estimula o endométrio, fazendo-o crescer a cada dia do ciclo. Ao mesmo tempo, no ovário, dentre milhões de óvulos candidatos à ovulação, um deles se destaca e começa a crescer dentro de um folículo (que é um cisto líquido que envolve o óvulo),

até o seu completo amadurecimento, que se dá por volta do 14º dia do ciclo.

Adivinhou o que acontecerá em seguida?

Isso mesmo, estamos prontas para ovular!

Mais uma descarga hormonal da hipófise: uma super-dose de LH e pronto: ovulamos!

Variações hormonais da ovulação se refletem no nosso corpo e você já deve ter notado isso:

nosso muco vaginal fica bem claro, parecendo uma clara de ovo e, às vezes, sentimos uma dor em um dos lados da pelve (o líquido que sai do folículo quando ele se rompe para ovular pode irritar a barriga e causar a famosa “dor do meio”).

O folículo que se rompeu se transforma em um outro tipo de estrutura, chamada corpo lúteo. A partir daí, o corpo lúteo produz progesterona. Este hormônio vai agir no endométrio, que está bem proliferado, fazendo com que suas glândulas cresçam, a fim de que o endométrio fique preparado para receber um futuro bebê.

Se houver fecundação, o embriãozinho vai logo ocupar a sua “casinha” e crescer ali.

Por isso, quando a menstruação atrasa, só se deve descartar uma gravidez após a realização de testes específicos. Mas se não há embrião, todo aquele esforço da hipófise, do ovário e do endométrio foram em vão, e o corpo lúteo, que dura somente 14 dias,



pára de produzir a progesterona. Sem progesterona, o endométrio fica sem sustentação e descama – daí vem a menstruação. A queda da progesterona e a subida dos níveis de estrogênio se refletem no nosso corpo também, e vêm logo os indesejáveis sintomas do período pré-menstrual. Mas isso só acontece com mulheres que não estão tomando anticoncepcionais. Quando usamos contraceptivos, bloqueamos a liberação de FSH e LH na hipófise e, consequentemente, a ovulação.

Com isso, as variações hormonais não acontecem e ficamos sujeitas somente à ação dos hormônios das pílulas, sem apresentar essa característica de sobe-desce.

E pode acontecer de não haver menstruação usando métodos hormonais, o que não indica e nem causa nenhum problema de saúde, ok? Ficou bem claro?

Vamos ficar atentas aos nossos ciclos e à nossa saúde. Conhecimento é importante para sabermos o que pode ou não ser normal, e assim procurarmos ajuda especializada quando alguma anormalidade ocorrer, certo?

ela ocorre??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Marcadores

Powered By Blogger

oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

ola pessoal espero que gostem do blog.......