CLIQUEM E SIGAM . NOVIDADES SEMPRE....

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

calor mata 32 pessoas


Onda de calor causa morte de 32 idosos em Santos

10/02 - 17:05 - Matheus Pichonelli, iG São Paulo


Trinta e duas pessoas, entre 60 e 97 anos, morreram em Santos (SP) entre segunda e terça-feira com sintomas de desidratação e falência dos rins provocados pelo calor de até 40 graus registrado na cidade.
De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, os idosos sofriam com problemas como hipertensão, diabetes ou doença pulmonar, que foram agravados por causa da temperatura elevada.
Além do calor, a cidade praticamente não registrou chuvas nos últimos dez dias – segundo a prefeitura, só houve precipitações em Santos a partir de terça-feira.
A prefeitura registrou 15 mortes após atendimento em três pronto-socorros da cidade. Os outros 17 óbitos aconteceram nas residências.
O município recebe por mês, em média, 24 chamadas de falecimento em residência, geralmente ocorrido por morte natural de idosos. Nesses casos, a prefeitura providencia a remoção dos corpos.
A situação atípica levou a prefeitura a iniciar uma campanha para que sejam redobrados os cuidados com a alimentação e hidratação em dias de calor. As recomendações estão sendo feitas em escolas, serviços de assistência social e centros de convivência de idosos.
Uma das orientações é para que crianças e idosos evitem se expor ao sol ou fiquem em ambientes quentes, usem sempre roupas leves, consumam dois litros de líquido por dia e se alimentem com frutas e verduras. A automedicação não é indicada.
A desidratação acontece quando a eliminação de água do corpo supera a sua ingestão. Os idosos, segundo a secretaria, sentem menos sede e, por isso, bebem menos água; consequentemente produzem menos urina. Cabe aos parentes incentivar a ingestão de líquidos entre os mais velhos, alerta a secretaria.
No caso das crianças, a orientação é que os pais não esperem que as crianças peçam água, que deve ser oferecida a toda hora, assim como frutas e sucos.
Vômito, diarreia, uso de diuréticos, febre, que pode ser ocasionada por alguma infecção, também podem agravar a perda de água no organismo.
"É preciso saber reconhecer os sintomas mais comuns, como sede intensa, redução na eliminação de urina, boca e lábios secos, pulsação rápida e olhos secos", diz o coordenador de Saúde do Adulto e do Idoso de Santos, Luiz Fernando Gomes da Silva, em nota publicada pela prefeitura.
O secretário de Saúde do municipio, Odílio Rodrigues Filho, afirmou que o número de chamadas realizadas aos serviços de emergências durante esses dias foi de 220. A média diária é de 130.
Em outras regiões do País o calor também tem causado transtornos. No Rio de Janeiro, os termômetros chegaram a marcar 42 graus várias vezes nos primeiros dias de fevereiro.
Na semana passada, o governo brasileiro informou que, devido à intensa onda de calor, o consumo de energia no país chegou a picos históricos e que a demanda por eletricidade aumentou 12,1% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2009.
Com informações da Efe

Timidez da criança não é problema

Timidez da criança não é problemaPaladino

Seu filho demora a se enturmar? Fica acanhado em situações novas? Mal consegue encarar os olhos de uma visita em sua casa? Talvez ele seja tímido, mas isso não é necessariamente um drama


Quem sabe lhe falta apenas mais treino para as situações sociais, ou esse jeito introvertido é simplesmente um traço de sua personalidade, com o qual, mais tarde, ele aprenderá a conviver. Mas sempre é possível dar uma mãozinha à criança retraída, ajudando-a a ficar mais à vontade na vida. 


Um bom motivo 

Dar oportunidade para a criança tímida descobrir e fazer o que gosta é uma das boas maneiras de estimular seu convívio social. "Os interesses em comum sempre aproximam as pessoas, nos dão um motivo para chegar perto do outro", observa Antônio Benedito Lombardi, psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Outro modo de ajudar seu filho acanhado é ter muito respeito pelo seu jeito de ser. Isso significa não fazer críticas ao seu comportamento, piadas ou comparações com outras crianças. "Comentários desse tipo fazem com que a criança se torne ainda mais tímida e insegura, prejudicando sua auto-estima", alerta o psiquiatra. Na escola, as outras crianças também devem ser incentivadas a não colocar rótulos no colega tímido nem a tratá-lo como uma pessoa diferente. 

Caso especial Se a timidez interfere muito na vida de seu filho, a ponto de ele não querer sair de casa, considere a possibilidade de buscar aconselhamento profissional. "É importante que a família reconheça o momento de pedir essa ajuda. O natural é a criança querer estar na companhia de amigos. Se ela não consegue, com certeza sofre com isso e precisa de apoio para vencer seus problemas", esclarece o psiquiatra Lombardi. Com incentivo e o respeito dos pais por seus desejos, a criança tímida pode ser muito feliz. 
Facilite a vida de seu filho 

- Não questione o comportamento da criança, tentando forçá-la a participar de algo. Para atraí-la, destaque os aspectos interessantes e as qualidades do programa. 
- Procure não colocar a criança em situações constrangedoras, imaginando que assim ela acabará por vencer seus medos. Por exemplo, não faça uma festa surpresa para seu filho, muito menos convidando todos os coleguinhas. Opte por uma reunião com os amigos mais chegados, até ele próprio se sentir seguro e pedir algo maior. 
- Observe os interesses da criança e tente lhe proporcionar programas e atividades afins. Isso facilitará sua interação com os outros.
andreia caetano piumhi/mg

Minha lista de blogs

Marcadores

Powered By Blogger

oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

ola pessoal espero que gostem do blog.......